O presidente da Suinofest, Roberto Scorsatto, e representantes da indústria suinícola estiveram em audiência, na tarde desta quarta-feira, dia 15, com o secretário Estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, em Porto Alegre.

O presidente da Suinofest, Roberto Scorsatto, e representantes da indústria suinícola estiveram em audiência, na tarde desta quarta-feira, dia 15, com o secretário Estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, em Porto Alegre.
O encontro contou com a participação do presidente e do diretor-superintendente da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel), Gilberto Piccinini e Carlos Alberto Freitas, do diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos no Estado do Rio Grande do Sul (SIPS-RS), Rogério Kerber, e do diretor do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA), Eraldo José Leão Marques. Os representantes da suinocultura encaminharam ao secretário as demandas do setor. A pauta servirá como base do encontro do governador Tarso Genro com lideranças e representantes da área, no sábado, dia 18, em Encantado.

Além de convidar o secretário para participar do evento, Roberto Scorsatto falou sobre a importância do encontro para ampliar a discussão sobre o segmento. “O Vale do Taquari, por exemplo, possui duas mil famílias envolvidas na produção de suínos”, argumentou.

Carlos Alberto Freitas caracterizou a Suinofest como um grande palco de discussões sobre a suinocultura. “É muito mais do que uma festa gastronômica. Hoje, ela é um palco de ressonância dos problemas econômicos, políticos e estratégicos da cadeia suinícola”, disse. “A Suinofest tem uma importante força política. No momento em que o governador e o secretário de Agricultura se dispõem a vir ao evento, eles abrem o espaço para a Suinofest dizer a eles quais são os pleitos e os objetivos que a cadeia precisa”.

Demandas
Conforme Freitas foram expostos pontos considerados prioridades para auxiliar a suinocultura. O primeiro deles refere-se ao embargo da Rússia à carne brasileira. “Elencamos como prioridade que o governo faça esforços junto ao Governo Federal no sentido de buscar a reabertura do mercado da Rússia, que foi temporariamente fechado. Inclusive, levantamos a possibilidade do nosso secretário Estadual de Agricultura acompanhar a missão do Ministério de Agricultura do Brasil à Rússia para reivindicar o pleito”, explicou.

Os representantes também solicitaram que o Estado faça esforços, junto ao Governo Federal, para que o segmento suinícola consiga subsídio de frete no transporte do milho. “Esse auxílio é importante para nós reduzirmos os custos de produção dos grãos, que são fundamentais na alimentação dos suínos”, afirmou.

Carlos Alberto Freitas está otimista quanto ao posicionamento do Estado. “No sábado, em Encantado, o governador, no seu discurso, deve comunicar ao setor aquilo que ele vai poder nos ajudar. Estamos esperando que o governo, conhecendo as complexidades da atividade, e estando ciente dos nossos pleitos, vai nos levar uma mensagem de otimismo”, disse.

Para o presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, a audiência com o secretário mostra a grandiosidade da Suinofest e da suinocultura. “Entendo que foi importante, pontual, essa audiência. Principalmente porque estamos divulgando um evento que é marcante e, também, pelas questões estruturais que tratamos”, falou. “Pela riqueza dos assuntos que debatemos em Porto Alegre, com certeza, audiências como essas dão um significado muito maior para a Suinofest”.

A participação do governador Tarso Genro engrandece o setor. “A vinda do governador valoriza uma cadeia produtiva e uma região que está sempre focada no investimento, no empreendedorismo e no crescimento”, destacou Piccinini.

Secretário confirma presença
O secretário Luiz Fernando Mainardi confirmou presença na Suinofest no sábado, dia 18. O responsável pela pasta da Agricultura deverá ficar durante todo o dia na cidade. “Eu vou acompanhar o governador, quero permanecer inclusive no sábado. Porque é uma grande festa. Temos que comemorar o esforço dos produtores, da indústria, de quem trabalha com esses pratos maravilhosos que se faz com a carne e os derivados de suínos”, enalteceu.

Mainardi garantiu apoio à suinocultura. “A festa exige também, quando se reúnem autoridades, lideranças empresariais, produtores, que se reflita sobre as necessidades. Neste momento estamos enfrentando problemas em função da Rússia e o Governo do Estado é parceiro da indústria e dos produtores gaúchos. Estamos fazendo contatos com o Ministério da Agricultura para que possamos acompanhar a Missão Brasileira que vai à Rússia”, argumentou.

“Queremos estar juntos para, de perto, verificar efetivamente quais são os problemas e as exigências que estão estabelecendo e para termos a garantia de que os interesses do nosso Estado estão sendo preservados nessa missão e nas decisões que os russos deverão tomar em relação à importação de carne do Brasil”, assegurou.

O governador Tarso Genro chegará às 11h ao Parque João Batista Marchese. O primeiro compromisso será a reunião com lideranças regionais e do setor da suinocultura.

Texto/foto: Caroline Rodrigues

Data de publicação: 16/06/2011

Compartilhe!