Um dos mais importantes eventos dedicados à gastronomia do Rio Grande do Sul contou com palestra realizada pelo PNDS.

Um dos mais importantes eventos dedicados à gastronomia do Rio Grande do Sul contou com palestra realizada pelo PNDS.

Na última sexta-feira (14/06) dezenas de alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, do campus de Encantado, e da Univates – Centro Universitário, de Lajeado, assistiram à palestra “Carne Suína: consumindo com saúde e sabor”, que foi ministrada pelo nutricionista, farmacêutico bioquímico e introdutor do conceito de nutrição funcional no Brasil em 1999, Gabriel de Carvalho.

Inicialmente, Rodrigo Ramos Rizzo, Diretor Executivo do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) no RS, apresentou o projeto e alguns dados relativos ao consumo da carne suína no Brasil e no mundo. Julio Medeiros, Coordenador dos Seminários da Suinofest 2011, também se pronunciou destacando a importância da realização dessa palestra dentro da programação da Suinofest 2011.

Em seguida, Gabriel iniciou sua palestra e, durante uma hora, apresentou diversos aspectos positivos relativos ao consumo da carne suína para a saúde humana. Entre eles, expôs dados sobre a quantidade de gorduras totais e o perfil de ácidos graxos da carne suína em comparação ao da carne de frango e bovina. Sobre esses quesitos e tantos outros, o nutricionista mostrou para os estudantes e o público presente que a carne suína, em vários deles, apresenta a mesma quantidade quando comparada com outras carnes. Ou seja, seu consumo, em determinados aspectos nutricionais, é mais benéfico que o consumo da carne de frango, bovina e até de peixes.

O palestrante também abordou temos como os guias alimentares mundiais e seus indicadores e, principalmente, destacou que a carne suína é parceira de um cardápio saudável.

Ao final da palestra, os estudantes fizeram perguntas para o nutricionista e, após sorteio, alguns receberam DVDs do Curso de Novos Cortes da Carne Suína, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos e todos ganharam receitas à base de carne suína e monografias médicas sobre o Impacto do Consumo da Carne suína Sobre a Saúde Humana.


Fonte: Acsurs

Data de publicação: 15/06/2011

Compartilhe!