Os chefs de cozinha Jedson Calvi, Egon Elod Jozsa, Saulo Bessa, Julio Giongo, Robson Nardes e a professora de gastronomia, Rejane Lorenzon, prepararam neste sábado, dia 11, diversos pratos a base de carne suína, na cozinha aquário instalada no Parque João Batista Marchese, durante a Suinofest 2011. Eles ensinaram a preparar lombo suíno com mostarda dijon, porco asiático, risoto com filé de suíno e repolho recheado à moda transilvânia, e deixaram os expectadores com água na boca. Após a demonstração, os pratos foram servidos ao público.

De acordo com Calvi, essa modalidade de cozinha show, é importante para mostrar para as pessoas que "a alta gastronomia parte de ingredientes simples". "Essas receitas que hoje apresentamos as donas de casa também podem fazer porque utilizamos ingredientes encontrados em nossa região", explica.

O húngaro Egon, radicado no Brasil há mais de 20 anos, Egon Elod Jozsa, ressalta que "para fazer bons pratos é preciso em primeiro lugar gostar de cozinhar". Ele trabalha como chefe de cozinha do badalado Amazonas Jungle Palace, um restaurante flutuante de Manaus.

Os chefs que participaram da cozinha aquário são alunos da Escola de Gastronomia da UCS-ICIF - a escola italiana é a terceira mais conceituada do mundo. As Oficinas Gastronômicas de Cortes e Manipulação da Carne Suína, oferecidas na Suinofest, fazem parte do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e ocorrem novamente neste domingo e no próximo final de semana.

A Suinofest é a festa da gastronomia que valoriza a carne suína. A 10ª edição do evento acontece nos dias 10, 11, 12 e 17, 18 e 19 de junho de 2011, no Parque Municipal João Batista Marchese. A promoção é da Aci-e, com apoio da Administração Municipal, Câmara de Vereadores, parceria da Lume Eventos e patrocínio master Dália e Sicredi.

Texto: Eliane A. Fachinetto/Ass. de Imprensa Suinofest 2011
Foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales