O arquiteto e artista colombiano, Mateo Lopez, esteve na tarde deste sábado, dia 11, visitando a Suinofest 2011.

O arquiteto e artista colombiano, Mateo Lopez, esteve na tarde deste sábado, dia 11, visitando a Suinofest 2011.

Lopez está na região realizando uma pesquisa para a Mostra "Cadernos de Viagem”, da 8ª Bienal do Mercosul. A exposição do arquiteto retratará, através de objetos e esculturas de papel, um pouco do Museu do Pão e dos escritos de Ilópolis. “Pretendo mostrar diversos pontos relacionados ao pão, desde a tradição do trabalho artesanal e também um pouco dos Moinhos", antecipa.

Conforme Lopes, a definição do local da pesquisa foi feita pelos curadores da Bienal. "Já tinha feitos alguns trabalhos, em São Paulo e Bogotá, sobre o Museu, acredito que foi por isso que fiquei responsável por essa área", explica.

Todo o trabalho do arquiteto deve ter duração de dois meses. No mês de julho, ele realizará uma exposição em Ilópolis e, em setembro, na 8ª Bienal do Mercosul.

Para o colombiano, que está desde sexta-feira, dia 10, na região, a Suinofest é uma novidade. "Participar deste evento é uma novidade, pois não conhecia uma feira voltada para o suíno", diz.

Lopes, que é natural de Bogotá, esteve acompanhado da assistente de produção da Bienal, Camila de Borba, e do secretário de planejamento de Ilópolis, Ismael Rosset.

Saiba Mais
O projeto Cadernos de Viagem é composto por nove artistas de diferentes nacionalidades que percorrerão, até o mês de julho, diversas regiões do Estado, documentando esta experiência em meios como desenho, fotografia, vídeo, objetos, anotações, performances e instalações. Os resultados serão exibidos em museus e espaços culturais das regiões visitadas por eles e, posteriormente, serão reunidos em Porto Alegre para a Bienal, no Armazém A7, do Cais do Porto.

As cidades envolvidas neste projeto são as seguintes: Santana do Livramento, Ijuí, Caxias do Sul, Ilópolis, Montenegro, Teutônia, Pelotas, Bagé, São Miguel das Missões,Tavares, Upamaroti, Porto Lucena, Pinhal da Serra e Santa Maria.

Texto/foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

Data de publicação: 11/06/2011

Compartilhe!