Cerca de 500 colaboradores, conselheiros e coordenadores de núcleos das 18 unidades que integram o Sicredi Região dos Vales lotaram o auditório de seminários da Suinofest na manhã deste sábado, dia 11, para acompanhar o Fórum do Cooperativismo. O pal....

Cerca de 500 colaboradores, conselheiros e coordenadores de núcleos das 18 unidades que integram o Sicredi Região dos Vales lotaram o auditório de seminários da Suinofest na manhã deste sábado, dia 11, para acompanhar o Fórum do Cooperativismo. O palestrante foi o ex-diretor do Banco Central e consultor de empresas, Josué Biachi Piccini.

O encontro contou com a participação dos presidentes das regionais do Sicredi do Vale do Taquari, Centro Leste e Ouro Branco, de Teutônia. O presidente da Central Sul, que abrange os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Orlando Borges Müller, também acompanhou o Fórum.

Segundo Piccini, o objetivo foi apresentar a realidade do cooperativismo de crédito brasileiro e como está situado o Sicredi Região dos Vales neste cenário. “Hoje, as cooperativas de livre admissão são quase bancos. E se você colocar o Sicredi Região dos Vales no ranking dos bancos ele hoje estaria situado ao redor do 70º lugar”, disse. Para ele, este dado é fundamental, visto que os recursos captados pela Cooperativa são aplicados na região. Biachi também falou sobre a necessidade da governança, baseada na resolução 3.859, e sobre os desafios e o que deve ser feito para fortalecer o cooperativismo de crédito. “O Sicredi Região dos Vales vive um momento positivo, basta ver o volume de empréstimos que é concedido pelo cooperativismo e o número de associados com relação à população economicamente ativa, que hoje chega a quase 60%”, salientou.

O presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, manifestou satisfação com a realização do Fórum, pelo envolvimento dos colaboradores e pelo conteúdo da palestra. “Essa participação maciça engrandece a Suinofest e o Sicredi procura fazer a sua parte para colaborar com o evento”, afirmou. Para Cé, a presença de Josué Biachi Piccini contribui para a qualificação dos coordenadores de núcleos e colaboradores do Sicredi. “Ele é um conhecedor do sistema financeiro nacional, sabe avaliar números, sabe do posicionamento e da solidez do Sicredi”, comentou.

Programação
Os eventos técnicos da 10ª Suinofest serão retomados na próxima semana. Na sexta-feira, dia 17, às 9h, está marcado o Fórum do Cooperativismo - Encontro e Posse de Delegados da Cosuel, com Palestra motivacional de Ainor Lotério; às 14h tem o Encontro Estadual da Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES); às 15h, o Fórum do Cooperativismo - Palestra sobre Sustentabilidade, a cargo da Unimed VTRP; e às 16h30min o Fórum do Cooperativismo, com palestra de Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas.

No sábado, dia 18, às 9h, acontece o Encontro Regional de Vereadores do Vale do Taquari (AVAT).

Texto/foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

Data de publicação: 11/06/2011

Compartilhe!