Além das atrações principais, iniciaram nesta sexta-feira à tarde, os eventos paralelos da Suinofest 2011. Dentre eles, o tradicional Encontro das Soberanas e das Primeiras-Damas da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT).

Realizado na Sede do GAN Anita Garibaldi, no Parque João Batista Marchese, o evento contou com a presença das beldades das cidades de Ilópolis, Anta Gorda, Roca Sales, Paverama, Bom Retiro do Sul, Coqueiro Baixo, Fazenda Vilanova, Muçum, Arvorezinha, Estrela, Progresso, Nova Bréscia e Vespasiano Corrêa.

As visitantes foram recepcionadas pelas soberanas anfitriãs, rainha Luiza Mazzarino Slaghenaufi, princesas Mayara Cornelli e Andressa Casanova. Na ocasião foi apresentado o traje oficial das Soberanas, eleitas em março deste ano.

Os vestidos, confeccionados pela estilista encantadense Julia Wolf, representam o município de Encantado em todos os detalhes. A cor vermelha foi escolhida por ser uma das presentes na bandeira do município e por não ter sido usada nos trajes anteriores, que foram branco, preto e verde. Além de ser funcional, com opções de uso curto e longo, o modelo foi inspirado na cultura de Encantado. Os cintos são de camurça de couro, as flores são dálias e na barra do vestido se encontram uvas, representando a abundância de vinho na Suinofest e ramos de trigo em alusão aos moinhos.
Após a recepção, a consultora de etiquetas e comportamento, Vera Sander de Souza, palestrou sobre temas práticos para as soberanas como trajes, comportamento, moda e etiqueta.

A marca encantadense de cosméticos, Di Hellen, fez demonstações das tendências para o inverno.

A Suinofest é a festa da gastronomia que valoriza a carne suína e seus derivados e também a cultura da imigração italiana. A 10ª edição do evento acontece nos dias 10, 11, 12 e 17, 18 e 19 de junho de 2011, no Parque Municipal João Batista Marchese. A promoção é da Aci-e, em parceria com a Administração Municipal, Câmara de Vereadores, parceria da Lume Eventos e patrocínio master Dália e Sicredi.

Texto: Vitória S. Bortoletti e Fabiana Caldas
Foto: Vitória S. Bortoletti/Portal Região dos Vales