Na tarde desta sexta-feira, dia 10, foi lançado oficialmente o Projeto "Caminhos do Pão e do Vinho". O trabalho é liderado por seis municípios do Vale do Taquari e da serra gaúcha: Anta Gorda, Doutor Ricardo, Encantado, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza e propõe o asfaltamento de um trecho de aproximadamente 70 quilômetros. O investimento da obra está estimado em R$ 61 milhões.

Os prefeitos Vanderlei Moresco (Anta Gorda), Nilton Rolante (Doutor Ricardo), Diego Siqueira (Santa Tereza), Antonio Valesan (Roca Sales), Tarso Bastiani (Muçum) e Paulo Costi (Encantado) compuseram a mesa oficial e entregaram uma revista de apresentação do Projeto a lideranças regionais e estaduais que estiveram presentes no encontro.

O coordenador do Projeto, prefeito Vanderlei Moresco, apresentou os atrativos turísticos da região, com destaque para os Moinhos da Região Alta, o Viaduto 13, as belezas naturais e o Vale dos Vinhedos. "Este é o décimo encontro que fizemos desde 2010. Naquela época nem pensávamos que hoje estaríamos com o projeto pronto", comentou. “Eu tenho certeza que vamos falar antes e depois do projeto em se tratando de turismo. Ele vai ser um divisor de águas”.

Conforme Moresco, a estrada não une apenas Anta Gorda a Santa Tereza, ela proporciona outras alternativas para o tráfego entre os municípios. "É fácil de vender o projeto. Estamos falando com vários deputados e tenho certeza que, com apoio de todos, colocando como prioridade, nós vamos chegar lá. Conto realmente com a união para conseguirmos nosso objetivo".

O prefeito de Santa Tereza, Diogo Siqueira, parabenizou o prefeito Vanderlei Moresco pela condução dos trabalhos. Existe uma articulação política muito forte na Assembleia e em Brasilia. "Com certeza este sonho vai ser realizado", disse.

O deputado Edson Brum representou a Assembleia Legislativa. Ele garantiu que, no que depender dos deputados estaduais, eles vão estar juntos para auxiliar na busca de recursos para a execução do projeto. "Através de parcerias já foram feitos vários acessos asfálticos na região. Por isso é importante trabalharmos unidos", falou.

O deputado federal Jerônimo Goergen revelou que a bancada federal gaúcha já acertou com o líder Paulo Pimenta para que sejam acertadas as emendas que serão apresentadas pela bancada. "Este é o melhor momento para que este movimento pelo asfaltamento desta rota seja feito", afirmou.

O deputado Luis Fernando Schmidt destacou a necessidade da integração entre os políticos em projetos que trazem benefícios para as regiões do Vale e da serra. "Processo eleitoral é outra questão. Agora, independente de partido, precisamos estar unidos", salientou. O colega Edgar Preto colocou-se à disposição dos prefeitos para contribuir. Ele sugeriu que o Projeto seja apresentado ao governador Tarso Genro para que possa ser viabilizado o mais rápido possível.

O prefeito de Encantado, Paulo Costi, reforçou que a união dos municípios acelere a concretização do Projeto. "Em dois anos poderemos avançar 20 anos", declarou.

A Suinofest é a festa da gastronomia que valoriza a carne suína e seus derivados e também a cultura da imigração italiana. A 10ª edição do evento acontece nos dias 10, 11, 12 e 17, 18 e 19 de junho de 2011, no Parque Municipal João Batista Marchese. A promoção é da Aci-e, em parceria com a Administração Municipal, Câmara de Vereadores, parceria da Lume Eventos e patrocínio master Dália e Sicredi.

Texto/foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

Data de publicação: 10/06/2011