Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Taquari estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, dia 10, durante a Suinofest 2011.

Na abertura, o prefeito de Encantado, Paulo Costi, destacou a importância da participação dos gestores no evento. “É uma alegria muito grande ter a participação de vocês aqui. Temos trabalhado junto com a Associação para fazer uma programação marcante. A Suinofest é o evento mais importante de Encantado. Agradeço a oportunidade de sediar a reunião da Amvat em nossa cidade”, agradeceu.

O prefeito de Westfália e presidente da Amvat, Sérgio Marasca, elogiou a organização. "A Suinofest já é sucesso garantido. Pelo que já vimos na entrada do Parque temos certeza que será um grande evento", destacou.

A principal temática da tarde foi a apresentação feita pelo engenheiro agrônomo e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado, Júlio Medeiros, que falou do Projeto Piloto Vale do Taquari Ambiental.

"A Suinofest é um evento que está crescendo em todos os segmentos e tem a preocupação de discutir e dar andamento às questões ligadas ao meio ambiente e à agricultura", disse Medeiros.

Entenda o Projeto
O projeto visa estabelecer uma governança ambiental diferenciada no Vale do Taquari. "Nosso objetivo é criar uma compreensão e uma responsabilidade social compartilhadas, adequando as atividades às políticas nacionais sobre mudanças climáticas e também viabilizar a manutenção e o crescimento da produção, com a introdução e o incentivo às novas tecnologias", falou o engenheiro.

A construção do Projeto-Piloto Vale do Taquari Ambiental - Avicultura, Suinocultura e Bovinocultura de Leite iniciou em novembro de 2009 e contou com a participação de diversas entidades de representação. A iniciativa foi discutida no seminário realizado na Suinofest de 2010 e aprovada para encaminhamento à Assembleia Legislativa.

O Projeto propõe um plano de governança ambiental e de responsabilidade compartilhada entre entidades de representação de produtores, de representação das indústrias, além da participação das indústrias processadoras, dos produtores e dos poderes executivo e legislativo.

A proposta de responsabilidade compartilhada visa tornar viável a implantação de projetos de minimização de impactos ambientais, como de tratamento de resíduos orgânicos e de coleta, e destinação de resíduos da saúde classe 1, bem como, de utilização racional da água por meio do uso de cisternas.

Dificuldade
Júlio Medeiros manifestou preocupação com a falta de coordenação do projeto e sugeriu que a Amvat assuma o posto de liderança. "O projeto não está andando do jeito que gostaríamos. Nosso gargalo está na coordenação", disse.

Para o prefeito de Fazenda Vilanova, José Luiz Cenci, seria um desafio novo para a Amvat e sugeriu que um prefeito assuma a coordenação.

O presidente da Amvat colocou-se à disposição para auxiliar. "É um projeto de interesse regional", comentou Sérgio Marasca.

Também estava prevista a participação do deputado federal Giovani Cherini. O parlamentar não conseguiu se deslocar até Encantado devido ao cancelamento das operações de voos, por causa da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue.

A próxima reunião da Amvat acontece no dia 13 de julho, às 13h30min, em Lajeado.

A Suinofest é a festa da gastronomia que valoriza a carne suína e seus derivados e também a cultura da imigração italiana. A 10ª edição do evento acontece nos dias 10, 11, 12 e 17, 18 e 19 de junho de 2011, no Parque Municipal João Batista Marchese. A promoção é da Aci-e, em parceria com a Administração Municipal, Câmara de Vereadores, parceria da Lume Eventos e patrocínio master Dália e Sicredi.

Texto/foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

Data de publicação: 10/06/2011