Como primeiro evento técnico da Suinofest 2011, foi realizado na tarde desta sexta-feira, dia 10, o Seminário cujo tema foi "A fome no mundo e a produção sustentável de alimentos: desafios para o agronegócio brasileiro e agricultura familiar".

Fazendo parte da mesa oficial, Roberto Scorsatto, presidente da Suinofest 2011, salientou que atualmente existem mais de 2 mil produtores de suínos no Vale do Taquari. "Isso torna a agricultura familiar mais rica", cita.

Ministrado pelo Médico Veterinário e pós-graduado pela USP em Clínica e Reprodução dos Suínos, Flauri Ademir Migliavacca, o evento contou a participação de inúmeros produtores rurais de diversos municípios do Vale do Taquari, entre eles, Putinga e Anta Gorda.

Na oportunidade, Migliavacca focou a dificuldade que o produtor rural de suínos encontra em trabalhar em um país tão democrático e cheio de problemas como o Brasil.

No primeiro momento, o diretor-ténico da Mig-Plus - Nutrição Animal, exibiu um filme contendo dados sobre a produção suína, comparando-a nos anos 40 e 2000.

"Vontade e determinação por parte dos agricultores nos temos. Porém, o que realmente falta no nosso país é a desmocratização, ou seja, o Brasil é um país muito burocrático, necessita de papelada para tudo. Para termos noção, em 1940, um produtor produzia alimentos para 19 pessoas. Em 2010, para 155. Foi um salto muito grande. Dessa forma, o produtor é responsável por 1/4 do PIB brasileiro" revela Migliavacca.

Para finalizar a palestra, foi exibido um documentário sobre a pobreza no mundo e as consequencias da falta de alimentação.

"O campo é tudo. Se ele desaparecer, as cidades morrem de fome, pois, quem produz é o campo, que cada vez está com menos terra para plantar", encerra o profissional.

A Suinofest é a festa da gastronomia que valoriza a carne suína e seus derivados e também a cultura da imigração italiana. A 10ª edição do evento acontece nos dias 10, 11, 12 e 17, 18 e 19 de junho de 2011, no Parque Municipal João Batista Marchese. A promoção é da Aci-e, em parceria com a Administração Municipal, Câmara de Vereadores, parceria da Lume Eventos e patrocínio master Dália e Sicredi.

Para ver mais fotos ACESSE AQUI

Texto/Foto: Vitória S. Bortoletti/Portal Região dos Vales