A 10ª edição da Suinofest inicia oficialmente na tarde desta sexta-feira, dia 10. Os expositores da Feira Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios da Suinofest 2011 já estão instalados no Parque João Batista Marchese.

A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas passem pelos portões do parque para prestigiar o evento, que ocorre nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de junho.

A feira comercial, que será realizada nos dois finais de semana, abre oficialmente às 14h. Foram comercializados 220 espaços para empresas de diferentes portes e segmentos da região.

Já abertura oficial do evento ocorre às 17h30min, no Salão Gastronômico.

Estrutura da feira
A feira está distribuída em diversos locais do parque. No ginásio ocorrem as atividades voltadas para os setores de Indústria, Comércio e Serviços, além de seminários e palestras técnicas. Já a área externa abrange os espaços de máquinas e equipamentos, veículos, praça de alimentação, parque de diversões, feira de pequenos animais e o palco de shows.

O horário de funcionamento será, nas sextas-feiras, das 14h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e domingos das 10h às 19h.

Salão Gastronômico
A expectativa da comissão organizadora é surpreender o público com um novo layout e disposição dos estandes dentro do ginásio, onde é oferecida a gastronomia. Novidades na decoração também estão sendo preparadas. O queijo brustolado e os espetinhos de carne suína são as novidades no cardápio, que conta com mais de 40 itens.

Nesta sexta-feira, dia 10, o Salão Gastronômico será dedicado ao público jovem. A Sexta Jovem promete animar os visitantes com o cantor Leonardo Reis e a Banda Luauê. Os ingressos na bilheteria custam R$ 35.

O horário de funcionamento será, nas sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 11h às 15h e das 18h às 22h; e domingos das 11h às 15h.

Eventos Técnicos
Nesta tarde também ocorrem os seminários e reuniões técnicas. Serão sete palestras paralelas ao evento. A primeira programação inicia às 13h45min e terá o tema "A fome no mundo e a produção sustentável de alimentos: desafios para o agronegócio brasileiro e agricultura familiar", com Flauri Migliavacca - diretor Técnico Mig-PLUS Nutrição Animal. Às 14h ocorre o encontro regional dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), com lançamento do Projeto Pelos Caminhos do Pão e do Vinho, e das primeiras-damas e soberanas da região.

O próximo seminário está marcado para as 15h e terá o tema "O Mercado para a Suinocultura Brasileira", com Valdecir Folador – presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs). Às 16h ocorre o Seminário da Suinocultura - Apresentação do Andamento do Projeto Piloto Vale do Taquari Ambiental e também o encontro da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari.

O dia de seminários encerra com a palestra "Carne Suína – consumindo com saúde e sabor", com a nutricionista Bianca Antonini. O evento está agendado para as 19h.

Primeira sexta-feira terá shows externos dedicados ao público jovem
A área externa do Parque João Batista Marchese também será voltada ao público jovem. As atrações serão Pitty Ferreira & Banda a partir das 22h e o DJ KK às 23h30min. Pitty Ferreira e Banda levarão ao palco externo o melhor do Samba-Rock e do Som Brasil.

A Suinofest é a festa da gastronomia que valoriza a carne suína e seus derivados e também a cultura da imigração italiana. A 10ª edição do evento acontece nos dias 10, 11, 12 e 17, 18 e 19 de junho de 2011, no Parque Municipal João Batista Marchese. A promoção é da Aci-e, em parceria com a Administração Municipal, Câmara de Vereadores, parceria da Lume Eventos e patrocínio master Dália e Sicredi.

Texto/foto: Caroline Rodrigues/ Portal Região dos Vales

Data de publicação: 10/06/2011