O estudo realizado sobre a viabilidade de implantação do estacionamento rotativo nas ruas centrais foi apresentado na manhã de hoje a lideranças e representantes de entidades do município.

O estudo realizado sobre a viabilidade de implantação do estacionamento rotativo nas ruas centrais foi apresentado na manhã de hoje a lideranças e representantes de entidades do município. O diretor da União das Associações de Moradores dos Bairros de Lajeado (Uambla) e diretor da empresa E-Rotativo, Fábio Machado, apresentou o funcionamento da modalidade em Lajeado e esclareceu dúvidas dos participantes.

O estudo sobre a realidade da área central aponta a existência de aproximadamente 240 vagas, na Rua Júlio de Castilhos, trecho compreendido entre as ruas Miguel Luiz Pretto e Tiradentes, e na Rua Padre Anchieta, entre a Duque de Caxias e Monsenho Scalabrini, além da Rua Érgiles Sana. Essa deverá ser a abrangência do estacionamento rotativo pago, havendo a possibilidade de ampliação, conforme a necessidade.

Do ponto de vista econômico, o rotativo se tornará viável com a ocupação de, pelo menos 30% das vagas existentes. Para sua execução, seria necessária a contratação de seis fiscais e um funcionário administrativo. A ideia é iniciar já com o sistema digital, nos moldes de Lajeado.

O secretário da Administração, Luciano Moresco, afirma que “o objetivo é utilizar a experiência de Lajeado para implantar o rotativo e que ele seja viável do ponto de vista financeiro para a entidade que irá gerenciá-lo, como também melhorar o trânsito na área central”. “A melhoria na segurança dos lojistas e motoristas é um dos benefícios diretos desse sistema”, garante Moresco.

Representes da AME estiveram presentes para conhecer o projeto e analisar a possibilidade de assumir o gerenciamento, como forma adicional na obtenção de recursos para a entidade.

Data de publicação: 09/06/2011

Compartilhe!