Os produtores de frangos, integrados do grupo BRF, participaram recentemente de uma palestra, no Auditório Brasil do Centro Administrativo, sobre a coleta de embalagens – embalagens de medicamentos, vacinas, desinfetantes – utilizadas na produção. Na oportunidade eles puderam esclarecer dúvidas sobre a maneira correta de manuseio, armazenamento, coleta, transporte e destinação final dos resíduos.

Participaram do encontro, o secretário municipal da Agricultura, Sander Bertozzi, o coordenador de Meio Ambiente da unidade da BRF de Lajeado, Luciano Cremonese, o coordenador nacional do Projeto Atitude Ambiental, Carlos Riet, o biólogo André Boeri, e produtores rurais. O foco da palestra foi a proteção dos produtores no manuseio dos produtos e o cuidado com o meio ambiente.

O projeto Atitude Ambiental tem como objetivo o recolhimento dos frascos de medicamentos de saúde animal, que permanecem nas propriedades rurais. A coleta dos resíduos iniciou nesta semana em cinco comunidades do interior e deve se estender nos próximos meses para todas as localidades, abrangendo todos os produtores integrados. A iniciativa espera extinguir a prática de enterrar ou queimar as embalagens, uma vez que são inflamáveis, corrosivos e tóxicos ao ser humano e meio ambiente.

O projeto será apresentado dentro da programação da Suinofest 2011, amanhã, pelos técnicos André Boeri e Luciano Cremonese.

Data de publicação: 09/06/2011