A comitiva da 10ª edição da Suinofest esteve recentemente em Porto Alegre para convidar secretários estaduais, entidades e deputados para a Suinofest 2011, que ocorre nos dias 10, 11 e 12 e 17, 18 e 19 de junho, em Encantado. A primeira atividade foi no Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips), onde os encantadenses foram recebidos pelo diretor-executivo, Rogério Kerber.

O presidente da Suinofest 2011, Roberto Scorsatto, falou ao diretor sobre a importância de sua participação no evento e explanou alguns pontos da programação. “O sindicato tem sempre participado da Suinofest e, neste ano, queremos novamente contar com a presença de vocês. Além da gastronomia, feira comercial e o turismo, teremos palestras voltadas para a suinocultura”, falou.

Kerber, além de garantir presença, explanou sobre o atual momento da suinocultura, tanto no mercado interno, como externo. De acordo com ele, o ano de 2010 foi positivo para o setor.

Deputados
Na Assembleia Legislativa, a comitiva esteve nos gabinetes dos deputados estaduais Edson Brum (PMDB) e Alexandre Postal (PMDB). Brum elogiou os eventos técnicos que acontecerão na Suinofest e garantiu manter a parceria com o evento e o setor e prestigiar a programação no mês de junho. No gabinete do deputado Postal, o grupo foi recebido pelo chefe de gabinete Fabiano Geremia, que confirmou a presença do parlamentar no evento.

Secretarias
Os integrantes da comitiva estiveram também com o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan. Na reunião, o vice-prefeito de Encantado, José Calvi, destacou a importância da agricultura e, principalmente, das pequenas propriedades e do cooperativismo para a região.
O presidente Roberto Scorsatto, além de explicar os quatro eixos do evento que envolvem gastronomia, eventos técnicos e seminários, feira comercial e turismo, salientou a força do setor da suinocultura para o Vale do Taquari. “A Suinofest é um evento que tem o objetivo de divulgar e incentivar o consumo da carne suína e seus derivados. Hoje, nossa região possui duas mil famílias envolvidas na produção de suínos”, disse.

O secretário Ivar Pavan comentou que a suinocultura faz parte das principais atividades econômicas da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. “Embora, hoje, ela tenha se concentrado nas mãos de menos agricultores é uma das importantes atividades que possuímos, pela qualidade e pelo avanço tecnológico que conquistou”, acrescentou.

Segundo Pavan é necessário que a população conheça o valor nutritivo que a carne suína possui. “Ela ganha em qualidade em relação a outras carnes pelo investimento em tecnologias e em pesquisa”, afirmou. “Mas ainda existem alguns preconceitos que precisam ser superados. E eventos como a Suinofest ajudam a divulgar, a superar esses preconceitos e a fazer deste setor uma grande atividade econômica”.

Pavan pretende estar na abertura oficial da Suinofest, no dia 10 de junho. “A minha vontade é de estar em Encantado. Eventos como este fazem parte do nosso conceito de desenvolvimento do Estado, que é valorizar o produto que é nosso. E a suinocultura é uma atividade típica do Rio Grande do Sul”.
Ainda foram visitadas a Secretaria Estadual da Agricultura e a Emater/RS-ASCAR. A comitiva de Encantado esteve composta pelo presidente da Suinofest, Roberto Scorsatto, o vice-prefeito de Encantado, José Calvi, e, representando a Lume Eventos, Rafael Fontana.

O evento é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), com o apoio da Administração Municipal e Câmara de Vereadores e a parceria da Lume Eventos.

Data de publicação: 03/06/2011