Após o corte de 21 árvores no trevo de acesso ao município, na RS 129, realizado na semana passada, o município encaminhou ofício à concessionária Sulvias solicitando a realização de obras que promovam mais segurança em três trevos ao longo da rodovia. De acordo com o documento, além de citar as obras, a Sulvias deverá informar o prazo de realização das mesas, devido ao caráter de urgência, uma vez que no local é registrado grande número de acidentes.

O vice-prefeito José Calvi lembra que “por inúmeras vezes solicitamos à Sulvias, ao Daer e a outros órgãos competentes obras que promovessem mais segurança para a população. Entretanto, nenhum deles assumia a responsabilidade das melhorias”. No mesmo dia em que as árvores estavam sendo cortadas, a Sulvias notificou o município, denunciando-o inclusive no Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), em Lajeado e na Delegacia de Polícia de Encantado.

A denúncia e a notificação da Sulvias, segundo Calvi, “mostrou de quem é a responsabilidade pelos trevos”. “Agora sabemos que devemos cobrar as obras da Sulvias”, garante. Quanto à questão ambiental, o vice-prefeito informa que foram apresentadas as licenças exigidas. As árvores cortadas eram ornamentais e estavam plantadas em local impróprio, atrapalhando a visibilidade dos motoristas no trevo que liga as rodovias RS 129 e RS 332.

Para cada árvore cortada, a Administração Municipal plantará 15 novas, totalizando 315 mudas. As mesmas serão plantadas no Parque Municipal João Batista Marchese e ao longo da ciclovia, na RS 332.

Data de publicação: 03/06/2011