O município foi sede, sexta-feira (27) do 90º Fórum Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades, promovido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (Faders). O evento contou com a parceria da Administração Municipal e Promotoria Pública. Participaram do evento lideranças de 18 municípios do Vale do Taquari e pessoas com deficiências, que debateram sobre as políticas públicas voltadas a este segmento.

A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente da Faders, Cláudio Silva, a promotora de Justiça de Encantado, Carina Mariotti, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede), Roberto Oliveira, a secretária de Assistência Social de Encantado, Valéria de Castro Caldas e o presidente da Apae Enio Röhsig. De acordo com Silva, o fórum contribui para que ocorram avanços nos municípios em relação aos direitos das pessoas com deficiência. “Aqui é o momento para discutir demandas, diagnosticar problemas e apontar caminhos solucionáveis”, explica.
A secretária Valéria garantiu que “a Administração Municipal está consciente da necessidade de organizar e desenvolver políticas de mobilidade urbana e de inclusão social das pessoas portadoras das necessidades especiais”.

“Percebemos que não se trata apenas de criar espaços exclusivos, mas em qualificar serviços e criar condições para garantir seus direitos”, afirma. De acordo com Oliveira, os fóruns são importantes para que as pessoas conheçam mais sobre seus direitos e exijam mudanças.

A promotora Carina Mariotti garantiu que “o Ministério Público está de portas abertas para lutar pelos direitos de todas as pessoas”. Da mesma forma, Röhsig falou sobre a igualdade de direitos.

A Escola Especial Recanto Encantado, mantida pela Apae, e a Associação Pró-Menor de Encantado (AME) fizeram apresentações artísticas durante o evento, que foi realizado no Auditório Brasil do Centro Administrativo. A organização local ficou por conta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A Faders realiza o Fórum desde 1999, com a finalidade de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas nos municípios para este segmento social. A partir do debate, foi elaborada a Carta de Encantado, documento que enumera os compromissos assumidos pelos gestores dos municípios presentes, diante da problemática em pauta. A equipe da Faders realizou também 34 atendimentos, esclarecendo dúvidas sobre questões de passe livre intermunicipal e interestadual e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Acesse aqui a Carta de Encantado

Data de publicação: 02/06/2011