Lagoa da Garibaldi é atrativo da rota que começa na área rural do município, onde muitos falam o dialeto vêneto O Roteiro Turístico Encantado mostra o que existe de mais bonito no município, além de apresentar a cultura da cidade colonizada por imig....

O Roteiro Turístico Encantado mostra o que existe de mais bonito no município, além de apresentar a cultura da cidade colonizada por imigrantes italianos. O passeio se inicia pelo interior, onde muitos moradores falam dialeto vêneto misturado ao português. Na Cachaçaria Água da Pipa, os turistas podem experimentar as bebidas produzidas e apreciar a bela vista local. O estabelecimento fica em meio à natureza, perto da Lagoa da Garibaldi, um dos principais atrativos de Encantado. O roteiro prossegue pela Vinícola Casa Rica, com degustação do vinho produzido pela casa.
De volta à cidade, no Armazen Art, há a possibilidade de adquirir diversos produtos típicos da culinária italiana, como salames e queijos. A próxima parada acontece na Igreja Matriz São Pedro, onde existe uma réplica do Santo Sudário. A peça, trazida em 2005, é cópia fiel do original que está em Turim, na Itália.

O passeio segue para o Memorial Gino Ferri. Os turistas são recebidos pelo autor da obra, o historiador Genuíno Ferri, com quem podem obter informações sobre a história de Encantado. Na última etapa do trajeto, é possível visitar o pátio do frigorífico de suínos do parque Dália da Cosuel e conhecer a trajetória da cooperativa. Ao longo do trajeto, há paradas para ver e adquirir peças de artesanato, como na Casa do Artesão e na MarciArtes.

A coordenação do roteiro é realizada por meio de parceria entre a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales e a Secretaria Municipal da Juventude Desporto e Turismo. As turismólogas Lizeli Bergamaschi e Samanta Chiesa, responsáveis pela formatação do trajeto, destacam que os atrativos abrangem belezas naturais, culturais e históricas. A secretária de Juventude, Desporto e Turismo, Angelica Schroeder, diz que o roteiro é uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem Encantado. Ela destaca a boa infraestrutura do município e o trabalho realizado pelas duas turismólogas.

De 10 a 19 de junho, a cidade vai promover a 10 Suinofest. Durante este período, a festa - que evidencia a gastronomia à base de carne suína, seus derivados e complementos - fará parte do Roteiro Turístico Encantado. Para esse evento, Lizeli e Samanta prepararam passeios especiais, com diferentes opções, mas todos terminando no salão de gastronomia da feira, no parque Municipal João Batista Marchesi.

As turismólogas observam que o roteiro pode ser adaptado de acordo com o interesse do grupo. Elas enfatizam que, nos dias em que ocorre a Suinofest, o trajeto será mais curto, para que as pessoas consigam aproveitar o evento. Para reservas do passeio ou obter informações, os contatos podem ser feitos pelo telefone (51) 3751-3777, e-mailsecretaria@amturvales.com.brou sitewww.amturvales.com.br.

Matéria publicada no Correio do Povo de 1º de junho de 2011.

Data de publicação: 01/06/2011