Aos 5 anos, Janaína Matiello já demonstrava apreço pelo universo tradicionalista. Embora pequena e somente participante da invernada de dança do CTG Giuseppe Garibaldi - primeira entidade da qual fez parte -, nem imaginava que, 12 anos depois, viria a receber a faixa de 2ª Prenda Juvenil do Rio Grande do Sul. A jovem de 17 anos, hoje participante do Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi, conquistou o destaque estadual no fim de semana, durante a 41ª Ciranda Cultural de Prendas, em Passo Fundo. Janaína esteve representando a 24ª Região Tradicionalista (RT) e concorreu com outras 24 participantes. Ela conta que os preparativos para o concurso começaram ainda em 2009, ano em que conquistou a faixa de 1ª Prenda Juvenil do GAN Anita Garibaldi.

No ano seguinte, concorreu ao título regional, sendo eleita 1ª Prenda Juvenil da 24ª RT para a gestão 2010/11. “É uma série de preparativos, pois um concurso leva ao outro. Foram anos de estudos e dedicação para alcançar a faixa de prenda do Estado”, explica. Para conquistar a 2ª colocação em Passo Fundo, Janaína lembra que passou por uma maratona de provas. No exame escrito, que continha 30 questões acerca de geografia, história, tradição, tradicionalismo e folclore do Estado, a encantadense errou apenas duas questões. Além disso, foram realizados testes orais, provas artísticas e exposição de pesquisa folclórica. Janaína cantou, dançou e apresentou o casamento típico italiano, realizado no passado. “Foi um dos momentos mais especiais. Levei uma toalha antiga, de mais de 50 anos, bordada à mão, além de louças de porcelana que pertenciam à minha avó.”

Quanto ao último ano, ressalta que foi dedicado à participação em eventos regionais e estaduais, além de ter se debruçado em livros e desenvolvido trabalhos sobre tradicionalismo em escolas do município. A prenda frisa que estava preparada para a competição e atribui a conquista ao estímulo e à paixão que sempre teve dentro das entidades tradicionalistas pelas quais passou. “Sempre que participo de algum concurso, vou preparada e com o foco em vencer. Todas as candidatas tinham condições de ganhar, em vista do alto nível de cultura, mas não me intimidei e busquei apresentar o melhor de mim.”

Futuro
Sobre o futuro, já que agora representa o Estado, diz que terá a primeira reunião com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) no dia 18. “Vamos detalhar nossos compromissos e a linha de trabalho.” Até maio de 2012, Janaína permanece com a faixa de 2ª Prenda Juvenil, período em que pretende desenvolver ações de estímulo ao movimento tradicionalista. “A prenda não deve somente ostentar o título, mas também fazer algo que justifique a faixa. E é isso que pretendo fazer neste ano, motivar as prendas e peões do Anita e da 24ª RT a se envolverem no tradicionalismo”, garante, complementando: “Ser prenda, para a gente, é mais que presente, é regalo de Deus”, resumiu, em alusão a uma das frases da música-tema da ciranda deste ano.

“A prenda não deve somente ostentar o título, mas também fazer algo que justifique a faixa.”
Janaína Matiello

Trajetória de destaque
O GAN Anita Garibaldi possui uma trajetória de destaque em concursos estaduais de prendas. No passado, Gabriela Tiecher conquistou o título de 1ª Prenda Mirim do Estado no período 1997/98; Bruna Tiecher recebeu a faixa de 2ª Prenda Mirim na gestão 2004/05; e Júlia Gheno foi eleita 2ª Prenda Mirim do Estado para o biênio 2007/08. No dia 25 de junho, Janaína vai passar a faixa de 1ª Prenda Juvenil da 24ª RT, em concurso que terá a participação de duas representantes do Anita Garibaldi: Caroline Maróstica, 1ª Prenda Juvenil; e Laura Cornelli, 1ª Prenda Mirim.

Matéria publicada no Jornal O Informativo de 31 de maio de 2011.

Data de publicação: 31/05/2011