A comunidade da Linha São Roque e a Administração Municipal recepcionaram os visitantes da nona edição da Noite do Filó, sexta-feira, no salão comunitário. O evento relembrou a tradição dos imigrantes italianos em visitar as famílias à noite para cantar, rezar e compartilhar alimentos. O grupo de cantos italianos Le Nostre Radize iniciou a programação na igreja da comunidade.

Centenas de pessoas participaram do evento, que teve como tema La cocina italiana – A cozinha italiana. O fogão a lenha, o bule de café, a máquina de costura e a capelinha com a imagem de Nossa Senhora, compuseram o cenário. Comidas típicas como polenta, salame, pães e vinhos foram as grandes atrações. Estiveram representadas dez comunidades, que manifestaram interesse em sediar o filó de 2012. A comunidade Santa Rita de Cássia do Bairro Jardim do Trabalhador foi a sorteada para organizar o evento do próximo ano.

A Administração Municipal agradece a diretoria da comunidade e os clubes de mães que auxiliaram na organização.

Relembrando as tradições
Para a moradora da Linha São Roque, Josefina Gianesini (68), a Noite do Filó é um momento de relembrar o passado. “Lembro de quando saíamos à noite para visitar os familiares e vizinhos, chegávamos a atravessar o arroio Jacaré com os filhos pequenos no colo, mas era uma festa”, conta. Josefina tem seis netos e revela que gosta de contar histórias para eles como forma de preservar a cultura e a memória dos imigrantes italianos. “Cantávamos e nos divertíamos muito naquela época. Muitos namoros surgiram daqueles serões. Hoje as pessoas já não se visitam mais”, relembra.

Data de publicação: 23/05/2011