Oferecer uma alimentação saudável e nutritiva para crianças e jovens das escolas municipais é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec). O controle de qualidade dos alimentos, a elaboração dos cardápios e as orientações sobre a preparação dos pratos são coordenados pela nutricionista Elisandra Borelli Mottin. Ela é a técnica responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, o que garante que todos os alunos recebam alimentação de qualidade no período em que estão na escola.

O governo federal repassa ao município R$ 0,30 por aluno do Ensino Fundamental e EJA, por dia de aula, e R$ 0,60 por aluno da Educação Infantil. Em 2010, o custo da refeição de um aluno no Ensino Fundamental, em Encantado, foi de R$ 0,44 e de uma criança da Educação Infantil foi de R$ 2,31, uma vez que são oferecidas três refeições diárias, inclusive o almoço.

Para garantir a oferta e a qualidade da merenda, o município investiu R$ 189.602,80, em 2010, para a compra de alimentos e R$ 29.895,84 em utensílios e eletrodomésticos para as cozinhas. A Smec aplica mais de 30% dos recursos da alimentação escolar na aquisição de legumes e hortaliças da agricultura familiar ou cooperativas de agricultores locais, o que garante produtos frescos e de maior qualidade nutritiva.

Controle de qualidade
A qualidade dos alimentos servidos às crianças é supervisionada pela nutricionista, que faz o controle de recebimento, estocagem e distribuição dos produtos, conferindo data de validade e a qualidade dos mesmos. Ela também elabora o cardápio para as 15 escolas municipais, baseado nas necessidades diárias dos alunos e orienta o preparo dos alimentos. Frutas, legumes, verduras, carnes, pães, bolos, sanduíche e o tradicional arroz e feijão são alguns dos itens. “Incrementamos a refeição dos alunos com alimentos muito saudáveis como linhaça, fibra de trigo, proteína texturizada de soja e mel. Muitas vezes misturamos estes alimentos na preparação dos pratos para que todos comam, até aqueles que dizem que não gostam” argumenta a nutricionista. As cozinheiras das escolas também recebem cursos sobre higiene e preparo de alimentos e estão em constante atualização junto à Smec.

Limpando o prato
A pequena Jiany Pires de Souza, de 3 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, no Bairro Vila Moça, é uma das crianças que limpa o prato na hora do almoço. Ela conta que gosta de carne, arroz e feijão. De acordo com a merendeira Altair Maria Garcia Gheno, as crianças aprovam o cardápio. “Os alimentos são muito bons e suficientes para a alimentação das crianças. Participamos de reuniões e treinamentos constantes sobre alimentação”, conta.

Data de publicação: 19/05/2011