A Secretaria Municipal da Agricultura criou um projeto que visa incentivar a instalação, ampliação e manutenção de agroindústrias familiares. O Programa Municipal de Incentivos a Agroindústrias Familiares tem o objetivo de agregar valores aos produtos agropecuários, incrementar a produção e melhorar as condições de vida das famílias rurais.

Os incentivos concedidos pelo município para instalação ou ampliação de agroindústrias podem ser aplicados na aquisição de materiais de construção, máquinas, equipamentos e veículos, serviços de infraestrutura, cursos de formação, projeto de licenciamento ambiental, além de outros incentivos aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

O valor aplicado pelo município poderá corresponder a até 50% do montante total do investimento, não podendo ultrapassar R$ 25 mil. A liberação dos recursos necessitará da aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

De acordo com o secretário municipal da Agricultura, Sander Bertozzi, para ter direito ao incentivo, os empreendedores devem comprovar pelo menos dois anos de cadastro como produtor rural no município, com emissão de notas durante esse período. Outra condição é que 80% da renda seja proveniente do setor primário.

“Estamos felizes em poder oportunizar um incremento na renda dos produtores rurais e possibilitar que os jovens permaneçam nas propriedades rurais”, comemora. Atualmente, o município possui três agroindústrias. Bertozzi garante que, com o novo programa, o número deve triplicar. “Este projeto vai auxiliar e facilitar esse tipo de empreendimento”, explica Bertozzi.

Agroindústria aproveitará os incentivos
Uma das agroindústrias que será beneficiada com o novo programa de incentivo é a LCD Alimentos Naturais, localizada na Linha Pinheirinho. O proprietário Ademar Antonio Dadalt revela que contará com o auxílio do novo programa para ampliar as instalações. A agroindústria familiar comercializa aipim descascado e selecionado, embalados em pacotes de 1Kg, além de melado colonial. A venda mensal é de aproximadamente seis toneladas de aipim, para 30 municípios do estado.

Data de publicação: 12/05/2011