A ciclovia que liga os bairros Lambari, Lago Azul, São José e Jacarezinho, paralela à RS 332, foi inaugurada sábado (7), com a presença do ex-senador Neuto De Conto (PMDB/SC), autoridades e comunidade local. A nova via possui 3,3 quilômetros de pavimentação asfáltica, na qual foram investidos mais de R$ 1 milhão.

De Conto é natural de Encantado e destinou R$ 987.600,00 para a obra. Ele lembrou da infância e da juventude no Bairro Jacarezinho. “Nesta terra andei de pés descalços e percorria a pé esse trajeto, que hoje possui uma ciclovia, para estudar na Escola Farrapos”, recordou. O ex-senador enfatizou que Encantado foi o único município fora de Santa Catarina que recebeu recursos de seu gabinete. Ele manifestou satisfação em ter contribuído com a obra, que visa oferecer mais segurança às pessoas que utilizam o trajeto para se deslocar ao trabalho, à escola, andar de bicicleta ou fazer caminhadas.

O início da obra ocorreu no final de 2008. Entretanto, o projeto necessitou de alterações e adequações, especialmente no que se referia à segurança e acessos às propriedades, o que acarretou em um prazo maior de execução. O prefeito Paulo Costi agradeceu ao senador pela destinação dos recursos e enalteceu o trabalho do secretário de Planejamento Tiago Orsolin na supervisão da obra. Costi também lembrou de uma das idealizadoras da ciclovia, moradora de Jacarezinho e suplente de vereadora Lúcia Moresco. “O valor dessa obra está no que ela representa para a comunidade, que é a segurança e a vida das pessoas”, conclui.

O vice-prefeito José Calvi parabenizou a comunidade pela conquista da ciclovia e enfatizou que ela é resultado do esforço conjunto de lideranças. O presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Gonzatti, solicitou a continuação da ciclovia, na RS 425, que liga Encantado a Nova Bréscia. Da mesma forma, o padre Eliseu Canalle sugeriu uma ciclovia na RS 129 que liga Encantado a Roca Sales, uma vez que o trajeto é utilizado para peregrinações até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e a rodovia não possui acostamento.

Passeio ciclístico

Após a solenidade de inauguração, as autoridades percorreram um trecho da nova via. Mais de 30 ciclistas participaram de um passeio e concorreram ao sorteio de uma bicicleta. O sorteado foi Alessandro Motta, morador do Bairro São José. Uma comissão também elegeu a bicicleta decorada mais original. O escolhido foi Francisco Stefenon Fachini, que estilizou sua bicicleta, inspirado no personagem Harry Potter.

Data de publicação: 10/05/2011