A Administração Municipal inaugura sábado, dia 7, às 10h, a ciclovia da RS 322, que liga os bairros Lambari, São José e Jacarezinho. A solenidade será realizada em frente à igreja da comunidade de Jacarezinho e contará com a presença do senador Neuto De Conto (PMDB/SC), que destinou verba para a construção da ciclovia.

O investimento é de R$ 1.031.164,64. Deste valor, R$ 987.600,00 são recursos federais e R$ 43.564,64 do município. A extensão da ciclovia é de 3,3 quilômetros de pavimentação asfáltica. A nova via garante mais segurança aos pedestres e ciclistas, que utilizam a rodovia RS 332 para caminhadas, praticar esportes e deslocamento ao trabalho e escola.
Para o prefeito Paulo Costi, a obra era uma reivindicação antiga dos moradores, e que agora a Administração Municipal tem a satisfação de entregar para a comunidade. “Com o aumento do fluxo de veículos na RS 332, após a conclusão do trecho até Soledade, o que era uma necessidade passou a ser imprescindível, uma vez que a rodovia não possui acostamento”, comenta. A obra, segundo Costi, “garante mais segurança às pessoas que precisam se deslocar para o trabalho ou mesmo praticar esportes”.

Há mais de oito anos, a rodovia havia recebido 400 metros de tubulação e terraplanagem, em trechos com maior desnível, o que permitiu um alargamento das laterais para que as pessoas pudessem transitar com mais segurança.

Do projeto à conclusão da obra

Os recursos para construção da ciclovia foram conquistados em 2008, através de emenda do então senador Neuto De Conto, natural de Encantado e eleito pelo estado de Santa Catarina. Entretanto, o projeto necessitava de alterações. O secretário de Planejamento, Tiago Orsolin, lembra que a obra iniciou em 2008, mas foi paralisada. “A atual administração precisou fazer adequações no projeto original para viabilizar a execução da obra, especialmente no que se referia à segurança e acessos às propriedades”, afirma o secretário Orsolin.

A Secretaria de Planejamento realizou ajustes para que o projeto atendesse às normas de segurança exigidas pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), responsável pelas rodovias do estado, e pela Caixa Econômica Federal (CEF), agente financeiro e fiscalizador da obra. Orsolin salienta que “somente com o respeito às normas e a consequente aprovação desses órgãos fiscalizadores foi possível seguir com as obras”.

Data de publicação: 05/05/2011