A Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, localizada na Barra do Coqueiro, desenvolve projeto para incentivar o jogo de xadrez entre os alunos. A iniciativa é da professora de matemática Tiane Diedrich, que atua com as turmas de 7ª e 8ª séries. As regras do xadrez foram passadas aos alunos por Djeison Diedrich, que participava dos campeonatos estudantis em Arroio do Meio. Além das informações sobre o jogo ele procurou incentivar os alunos e despertar o interesse.

De acordo com a professora Tiane, “o xadrez é um jogo que desenvolve a memória, a imaginação, a capacidade de concentração, o raciocínio lógico, além de despertar o interesse pelos jogos educativos”. Outros benefícios apontados são a socialização, a reflexão antes da ação e as maneiras de lidar com derrotas e vitórias.

A diretora Margareth Rosa Trindade afirma que “é notável o entusiasmo dos educandos, pois aproveitam os intervalos para jogar e, inclusive, levam para casa para ensinar aos familiares”. A escola também pretende diversificar a prática do jogo, integrando os alunos com o xadrez humano.

Data de publicação: 04/05/2011