A saúde e a beleza da mulher estiveram em destaque, sábado pela manhã, durante a 2ª Feira de Saúde da Mulher, na Praça da Bandeira.

A saúde e a beleza da mulher estiveram em destaque, sábado pela manhã, durante a 2ª Feira de Saúde da Mulher, na Praça da Bandeira. Exames de saúde gratuitos, serviços de beleza e sorteio de brindes foram as atrações do evento, que teve o objetivo de promover a prevenção de doenças e estimular a autoestima. As mulheres chegaram cedo na praça para fazer os exames de HGT, pré-câncer, medir a pressão e cuidar da saúde bucal. Elas também aproveitaram para cortar o cabelo, fazer as unhas e maquiagem.

A moradora da Linha Garibaldi, Célia Inês Pederiva (68), conta que participou do evento no ano passado e gostou da iniciativa. “Vim especialmente para aproveitar os serviços”, revela. Edani Staudt (36), moradora do Bairro Planalto, dedicou a manhã de sábado para cuidar do visual e da saúde. “Este evento está aprovado, muito bom”, avalia. A maquiagem, feita pela empresa Di Hellen, caiu no gosto das mulheres, inclusive das jovens. A menina Luana Dutra Marchetti (10) foi uma das primeiras da fila para fazer a maquiagem.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer prestou informações sobre o câncer de mama e os cuidados com a prevenção. As mulheres puderam ainda confeccionar e retirar o cartão SUS, participar de mateada e assistir às apresentações do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do grupo Raio de Luz e da Associação Pró-Menor de Encantado (AME). Também estiveram expondo trabalhos os participantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

As manicures Meri Terezinha Correia e Simone Ewald, que participaram do curso oferecido pelo Cras, foram voluntárias do evento. “Agora estamos dedicando nosso tempo em retribuição ao que nos foi oferecido pelo Cras”, comentam.

O Departamento de Meio Ambiente distribuiu 50 mudas de árvores, que foram recebidas com entusiasmo pelas mulheres. “Adoro árvores e flores e vou logo plantar essa muda”, revela Julia Buffon (82), que ganhou uma quaresmeira. A interação com o público ficou por conta dos Enfermeiros Alegria e do Clube Desbravadores Guardiões da Paz.

A promoção da Feira de Saúde da Mulher foi da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente e da Rádio Encantado AM, com apoio do Hospital Beneficente Santa Teresinha, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Rotary Club, além de diversas empresas que doaram brindes.

Número de atendimentos

Verificação de pressão arterial – 185
HGT – 168
Pré-câncer – 30
Avaliação saúde bucal – 21
Corte de cabelo – 36
Manicure – 25
Maquiagem Di Hellen – 15
Cartão SUS – 51
Entrega Cartão SUS – 80

Data de publicação: 03/05/2011

Compartilhe!