A Associação Pró-Menor Encantadense (AME) completou, dia 2 de abril, 26 anos de criação. Fundada em 1985, por uma comissão presidida por Asídio da Silva, a entidade localizava-se no prédio da Apae. Atualmente, possui sede própria, na Rua Augusto Pretto, 770.

A entidade tem como finalidade proporcionar assistência e educação às crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos, de baixa renda familiar, em situação de pobreza e risco social. Além disso, a AME é uma sociedade civil de direito privado, sem finalidade lucrativa, possuindo assim, um cunho filantrópico.

Na AME são atendidas 90 crianças e adolescentes nos turnos da manhã e tarde, alternados com o horário escolar. Seu funcionamento é mantido através de auxílios repassados pela Administração Municipal de Encantado, doações de alimentos pelo Sesc de Lajeado e benefícios de pessoas anônimas e empresas da região.

Durante o expediente, a entidade oferece alimentação, reforço escolar, atividades esportivas através do Projeto Segundo Tempo, hábitos de higiene e saúde e oito oficinas – leitura, informática, música, danças, artesanato, esporte, recreação e teatro.

A equipe de trabalho é composta por sete funcionários, entre eles, a diretora, quatro professoras, uma cozinheira e uma serviços gerais. Além disso, mais três professores ministram aulas de música, artes e informática.
Para a diretora da AME, Mara Regina Scatolla, falar da entidade é falar de família. "Faço o meu trabalho com muito amor, carinho e dedicação. Amo o que eu faço", complementa. Ela ressalta a importância da associação. "Quem não conhece a AME, não sabe a importância da mesma na comunidade. Procuramos apresentar condições para que todos possam ter um futuro brilhante e que sejam capazes de discernir o certo do errado", afirma.

Mara também faz um agradecimento especial aos colaboradores, Rádio Encantado, pessoas anônimas, Assistência Social de Encantado, locadora Cine House e aos que destinaram parte do seu Imposto de Renda do último ano. "Quero salientar também a grande importância que os ex-presidentes dessa entidade tiveram durante o seu funcionamento”. Foram presidentes Asídio da Silva, Bernanrdo Katz, Ilani Bagatini, Nara Crippa, Nelida Tramontini Kummer e a atual Lúcia Maria Moresco.

Para a professora Eduarda Nardini, que está há menos de um ano trabalhando na AME, é uma gratificação fazer parte da entidade. "No início dos trabalhos foi um desafio, já que vim de uma creche, um local totalmente diferente da AME. Hoje, venho trabalhar com entusiasmo, com vontade de ensinar as crianças", enaltece.

Já para a adolescente e frequentadora da entidade, Marcela da Rosa (12), moradora do Bairro Navegantes, o convívio com os colegas não vem de hoje. "Estou aqui na AME desde os sete anos de idade. É muito legal. Estudo na parte da manhã na Escola Érico Veríssimo e ao meio-dia almoço aqui e passo a tarde inteira, onde tenho reforço escolar, participo do Projeto Segundo Tempo e realizo oficinas. Nas tardes eu também aprendo sobre comportamento, educação ambiental, saúde bucal, alimentação e me divirto muito", afirma.

Texto e Foto: Vitória S. Bortoletti

Data de publicação: 25/04/2011