O Programa Segundo Tempo, que reiniciou as atividades no município há pouco mais de um mês, já faz parte da vida de mais de 400 estudantes.

O Programa Segundo Tempo, que reiniciou as atividades no município há pouco mais de um mês, já faz parte da vida de mais de 400 estudantes. As atividades esportivas, recreativas e complementares são oferecidas no turno inverso ao escolar, em quatro núcleos e quatro sub-núcleos. O programa é desenvolvido através de uma parceria entre a Administração Municipal e o Ministério do Esporte.

Além de democratizar o acesso ao esporte e incentivar novos talentos, o programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, melhorando a qualidade de vida dos estudantes que se encontram em situação de risco social. Outro benefício do programa é o aumento do número de crianças e adolescentes ativas.

O entusiasmo dos estudantes com o esporte tem modificado também o desempenho em sala de aula. De acordo com o coordenador do Segundo Tempo no município, Cláudio Rosa, “os alunos estão mais disciplinados e levam a sério as atividades propostas”. “Os professores e diretores já percebem a diferença em relação ao comportamento e desempenho escolar, desde o início do programa”, relata.

Da mesma forma, a diretora da Escola Estadual Antônio De Conto, Luciana Pretto, avalia positivamente o Programa Segundo Tempo. “Os alunos esperam ansiosamente pelas atividades e a resposta positiva aparece também em sala de aula. Essas atividades vieram para preencher uma necessidade das comunidades do interior e valorizar os talentos locais”, avalia.

As atividades são ministradas por seis profissionais formados e cinco estudantes de Educação Física, que atuam como monitores. Os estudantes já receberam os uniformes – camiseta e bermuda – e nos encontros é servido lanche. Nesta semana está sendo entregue o material esportivo em todos os núcleos.

Para o aluno Guilherme Toldo (12), da 6ª série da Escola Estadual Antônio de Conto, “o projeto é legal, gostamos muito dos professores, do uniforme, das atividades e do lanche”. A importância do Segundo Tempo para o município é revelada pelo coordenador Claudio Rosa, que garante que “o projeto beneficia, através do esporte de inclusão social, grande número de crianças e adolescentes de praticamente todos os bairros de Encantado”.


Núcleos
Salão Comunitário do Bairro Navegantes
Salão Comunitário Nossa Senhora Aparecida
Salão Comunitário, Bairro Lajeadinho
Escola Municipal Tancredo Neves
Escola Estadual Antônio de Conto, Bairro Jacarezinho
Escola Municipal Mundo Encantado
Associação Pró-Menor de Encantado (AME)
Escola Municipal Porto XV

Data de publicação: 19/04/2011

Compartilhe!