A comunidade do Bairro Jacarezinho recebeu ontem (12) dois presentes da Administração Municipal – a nova ponte sobre o Arroio Jacaré e o Posto de Saúde totalmente reformado e equipado. As obras foram realizadas com recursos da Defesa Civil e contrapartida do município. A solenidade contou com a presença de autoridades e moradores da comunidade.

A nova ponte possui 45 metros de extensão, 4,5 metros de largura e três vãos de 15 metros cada. O valor total da obra é de R$ 472 mil, sendo R$ 350 mil oriundos da Defesa Civil Nacional e R$ 122 mil do município. A partir de hoje está liberado o tráfego para veículos leves e dentro de 20 dias para veículos pesados.

A construção de uma nova ponte atende a um pedido da comunidade, uma das mais atingidas pela enxurrada do dia 4 de janeiro do ano passado. O secretário da Administração, Luciano Moresco, que reside em Jacarezinho, relembrou o ocorrido e enalteceu a correta elaboração dos planos de recuperação e projetos. “O dinheiro seria enviado somente para projetos corretos e nós não podíamos errar, pois a conquista de verbas federais era indispensável para esta e outras obras que estamos realizando”, garante.

O valor total de recursos obtidos através da Defesa Civil é de R$ 1.150.000,00, destinados a diversas obras e aquisições. O ex-coordenador local da Defesa Civil, Adil Ferabolli, que participou da elaboração de projetos e treinamentos, agradeceu o empenho de toda equipe na busca de recursos, que minimizam os danos causados pela enxurrada.

A terceira ponte
A primeira ponte sobre o arroio Jacaré foi construída na década de 70, com uma arquitetura típica da época e que serviu à comunidade por muitos anos. A cada chuva mais forte o arroio transbordava, invadindo a mesma e impossibilitando o tráfego. Uma segunda ponte foi erguida sobre a primeira, em 1996, satisfazendo as necessidades da população naquela época.
No dia 4 de janeiro de 2010, grande parte do Bairro Jacarezinho foi invadido pelas águas da enxurrada. Árvores, galhos e entulhos, trazidos pela força das águas, ficaram presos nos pilares e represaram o arroio, agravando o que já seria uma grande inundação.

Moradores da comunidade e técnicos da área concluíram que a estrutura da ponte teria sido a responsável pela amplitude do desastre. Através de um abaixo-assinado, os moradores solicitaram a imediata demolição da estrutura danificada e a construção de uma nova ponte no mesmo local, com arquitetura compatível com as atuais necessidades.

A Administração Municipal concordou com a necessidade da demolição, deixando a ponte mais antiga em condições temporárias para o tráfego, e iniciou o encaminhamento de projetos para obtenção de recursos para a nova construção. Outras obras também foram priorizadas como a reforma do Posto de Saúde e a recuperação de estradas e ruas que ficaram danificadas.

Data de publicação: 13/04/2011