“Veio da pedra, a palavra, o som”, assim começa a canção Canto Solar, vencedora do 13º Canto da Lagoa, que veio de Porto Alegre e foi interpretada por Juliano Barreto.

“Veio da pedra, a palavra, o som”, assim começa a canção Canto Solar , vencedora do 13º Canto da Lagoa, que veio de Porto Alegre e foi interpretada por Juliano Barreto. A letra é de Caetano Silveira e música de Fausto Prado, na bateria Marquinhos Fê, que conquistou também o prêmio de melhor instrumentista, no contrabaixo e vocais Lucas Esvael e no violão e vocais Moreno Moraes. Eles levaram o prêmio de R$ 8 mil e troféu.

O segundo lugar foi para a cidade de Santa Maria com a música De Pedra e Poesia , interpretada por Flávio Hansen, que também foi escolhido como o melhor intérprete e levou o prêmio de R$ 5 mil e troféu. E o terceiro lugar ficou para Encantado, com a canção Do Porto Pro Mar , interpretada porDuda Barzotto e Grupo Caldo de Cana. Eles também foram premiados com a categoria melhor grupo nas fases regional e final, somando R$ 4 mil e troféus.

A comissão julgadora elegeu como melhor tema para Encantado a música Pescaria no Taquari , interpretada por Fábio Tiecher e grupo, com letra de Jorge Moreira. O prêmio foi de R$ 1,5 mil e troféu. A categoria melhor arranjo, que levou prêmio de R$ 1 mil e troféu, ficou com a música Quando a Lua Despencar , interpretada porAdriana Sperandir e grupo.

O anúncio dos vencedores e entrega da premiação de todas as fases do festival ocorreu na madrugada de domingo, após a apresentação das 12 músicas concorrentes da fase final e do show nacional da dupla João Márcio & Fabiano, que atraiu uma multidão ao ginásio do Parque Municipal João Batista Marchese. A programação contou também com show de abertura de Délcio Tavares e Banda, que encantou o público.

A noite de encerramento será neste domingo, com shows das bandas Luauê e Chimarruts, a partir das 20h, no ginásio do Parque Municipal João Batista Marchese.

O canto vencedor

O intérprete da música vencedora do festival, Juliano Barreto, iniciou sua carreira musical em Encantado, no Coral Municipal, que na época estava sob a regência de sua tia Jaqueline Barreto. Ele participou de diversas edições do Natal em Canto e foi premiado no Canto da Lagoa, em 2006, quando levou o prêmio de melhor intérprete da fase regional com a música Retalho Colorido . “Hoje volto ao palco para vencer e continuar a história que minha tia Jaqueline iniciou neste festival”, disse emocionado. Barreto atribui a vitória à energia da música, que buscou inspiração na cultura africana. Ele representou a cidade de Porto Alegre, mas garante que “Encantado é minha cidade do coração”.

Jurados

A comissão julgadora das fases regional e nacional esteve composta porVinícius Brum, Ivo Ladislau, Loma Pereira, Marco Araújo e Edson Vieira. Na fase regional foram juradosUrubatan Petrus, Maurício Horn, Eduardo Barzotto, Fernando Graciolla, Jonas Bastianel, Gerson de Souza e Daniel Ghisleni.

Avaliação

O prefeito Paulo Costi agradeceu a participação dos músicos, colaboradores, organizadores e público que prestigiou o festival. “Todos que por aqui passaram foram fundamentais para o sucesso do evento”, considera. Da mesma forma, a secretária da Juventude, Desporto e Turismo, e coordenadora do evento, Angélica Schroeder, destacou o sucesso do festival. “As músicas apresentadas foram de ótima qualidade, o público compareceu e os shows agradaram a todos os gostos”, avalia.

Fotos: Eliane A. Fachinetto

Fase nacional

1º lugar – Canto Solar – R$ 8 mil e troféu

2º lugar – De Pedra e Poesia – R$ 5 mil e troféu