A segunda noite do 13º Canto da Lagoa, realizada domingo (20), apresentou as 12 músicas da fase regional. Destas, quatro foram classificadas para a final, que ocorre sábado, dia 26. A comissão julgadora, formada por Vinícius Brum, Ivo Ladislau, Loma Pereira, Marco Araújo e Edson Vieira, escolheu as canções Tempo, Amor e Vento, Do Porto pro Mar, Constelações e Tapete Mágico para disputar a final.

O melhor arranjo foi para a música Constelações, interpretada por Leocárdia Stapenhorst, Cláudia Queiroz, Gerson de Souza e grupo. A comissão julgadora elegeu também o melhor intérprete, Duda Jacques, com a música Tempo, Amor e Vento, melhor instrumental para a canção Tapete Mágico, interpretada por Daniel Sieben, e melhor grupo Caldo de Cana, que apresentou Do Porto pro Mar.

Abertura

O show de abertura trouxe boas lembranças aos que acompanham o festival desde seu início. Délcio Tavares abriu sua apresentação com a música Encantado de Encantos, vencedora do 2º Canto da Lagoa. O público correspondeu e, de pé, entoou diversas canções. Após a apresentação das músicas concorrentes, o show foi da Banda Mercosul.

O vice-prefeito José Calvi, destacou a qualidade das músicas e arranjos apresentados na fase regional. “O festival provou que os músicos de nossa região acreditam e prestigiam o evento”, garante. Para a coordenadora geral do evento, Angélica Schroeder, “o grande público registrado nas duas noites do festival demonstra que a comunidade recebeu o evento de braços abertos”. “É gratificante realizar o Canto da Lagoa. O resultado é positivo”, comenta.

A realização do Canto da Lagoa é da Administração Municipal, com a coordenação da Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo.

Fase nacional

No dia 25, sexta-feira, sobem ao palco as 16 concorrentes da fase nacional. Destas, oito disputarão a final. Compõem a apresentação da etapa final, sábado, dia 26, 12 canções – as quatro já eleitas da fase regional e oito da fase nacional. No domingo, dia 27, será realizada a entrega da premiação, seguidos pelos shows de Luauê e Chimarruts.

Classificadas da fase regional

Tempo, Amor e Vento
Gênero – canção
Autor da letra: Duda Jaques
Autor da música: Duda Jaques
Arranjo e interpretação: Duda Jaques e Grupo
Cidade: Lajeado
Músicos participantes: Piti – violão; Solon Chaves – baixo; Juca Moresco – teclado; Maurício Horn – acordeon; Ismael – bateria.

Do Porto pro Mar
Gênero musical: regaae canção
Letra: Gustavo Ghisleni
Música: Gustavo Ghisleni, Eduardo Barzotto e Gustavo Graciola
Arranjo: Banda Luauê
Interpretação: Duda Barzotto e Grupo Caldo de Cana
Músicos participantes: Alemão Viana – teclado e violino; Júnior – bateria; Gustavo Ghisleni – percussão e vocal; Gustavo Graciola – guitarra; Roni Dal Pizol – violão; Mateus Dalla Lasta – baixo; Arthur Marder – harmônica.

Constelações
Gênero musical – balada
Letra e música – Urubatan Petrus
Arranjo vocal – Gerson de Souza
Interpretação: Leocárdia Stapenhorst, Cláudia Queiroz, Gerson de Souza
Músicos participantes: Luiz Carlos – bateria; Marcelo Polido – teclado; Urubatan Petrus – baixo.

Tapete Mágico
Gênero: rock – blues
Letra e música – Ricardo Sieben
Interpretação: Daniel Sieben
Músicos participantes: André Miller – guitarra e voz; Edson Lacerda – contrabaixo; Paulo Araújo – bateria; Daniel Sieben – violão e voz; Ricardo Sieben – violino.

Shows do próximo final de semana

Dia 25, sexta-feira – Osvaldir e Carlos Magrão
Dia 26, sábado – João Márcio e Fabiano