Teve início segunda-feira (28) a exposição “Encantado 1915-2011, 96 Anos de Encantamento”, na Galeria de Municípios da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Paulo Costi, do presidente da AL, deputado Adão Villaverde (PT), deputados Edegar Pretto (PT) e Edson Brum (PMDB), autoridades locais e demais convidados.

A mostra, organizada pela Administração Municipal, é a primeira de 2011 a ocupar o espaço disponibilizado pelo Parlamento gaúcho. Encantado apresenta a exposição fotográfica Nossa gente, nossa cidade, que retrata a cultura e história do município, em 40 imagens do fotógrafo Juremir Versetti. Recebem destaque também o 13º Canto da Lagoa – Festival de Música, a Suinofest 2011 – Festa Gastronômica, o Roteiro Encantado, coordenado pela Amturvales, e uma mostra de produtos de diversos segmentos da indústria local. O Coral Municipal de Encantado entoou canções que emocionaram os participantes, no encerramento da cerimônia.

Villaverde, em seu pronunciamento de abertura, manifestou satisfação em receber o município. “Esperamos poder mostrar aqui um pouco da dimensão social, econômica e cultural desta cidade que é uma referência para o nosso estado”, expôs. Ele entregou um quadro ao prefeito Paulo Costi, simbolizando o reconhecimento da Assembleia Legislativa ao município. Costi agradeceu a oportunidade e convidou a todos a prestigiarem os eventos realizados no município e conhecerem as belezas naturais. “A partir desse evento, iniciamos as comemorações dos 96 anos de emancipação político-administrativa, que ocorre no dia 31 de março”, comentou.

13º Canto da Lagoa
A 13ª edição do Canto da Lagoa será realizada nos dias 19, 20, 25, 26 e 27 de março, no Parque Municipal João Batista Marchese, a partir das 20h. O evento é uma realização da Administração Municipal de Encantado, através da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo. O Festival de Música é organizado em três categorias – estudantil, regional e nacional – com o objetivo de valorizar músicos de todo o país, além de oferecer ao público diversos shows.

Suinofest
A 10ª edição gastronômica da Suinofest ocorre nos dias 10, 11, 12 e 17, 18 e 19 de junho, no Parque Municipal João Batista Marchese. Haverá feira comercial nos dois finais de semana. A Suinofest é uma festa gastronômica que tem o objetivo de incentivar e difundir o consumo da carne suína, além de ser um importante fórum de debates sobre assuntos pertinentes à cadeia produtiva. Outro ponto positivo para o município é a divulgação das potencialidades locais, tanto comerciais e industriais, como turísticas.

Exposição
A mostra vai até 4 de março e estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, com entrada franca.

Data de publicação: 01/03/2011