A equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente está intensificando o controle dos focos do mosquito transmissor da dengue. Diariamente são realizadas vistorias em locais que podem acumular água, como cemitérios, depósitos de sucatas, borracharias e terrenos baldios. Entretanto, a equipe alerta para que as pessoas também verifiquem os pátios das residências e eliminem a água parada.

Desde o início do mês, o município conta com dois novos agentes de combate às endemias, Maicon Fiorini e Marina Agostini. Eles fazem parte de um programa da Secretaria Estadual da Saúde e estão passando por treinamento na 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) para controle e prevenção dos mosquitos da dengue, Aedes aegypti, e borrachudo, os Simulídeos.

Os agentes distribuíram 30 armadilhas em diversos pontos do município, que servem de parâmetro para análise das larvas do mosquito. “Caso seja constatada a presença de larvas nas armadilhas, as mesmas são coletadas e enviadas ao laboratório para identificação”, explica a responsável pelo setor Sirlene Konrad. Da mesma forma, nas vistorias de rotina, as larvas encontradas são coletadas.

O programa de combate aos mosquitos inclui também a aplicação do larvicida biológico BTI, utilizado para eliminar larvas do mosquito borrachudo. Se constatada a presença de larvas, as aplicações são feitas a cada 15 dias nos arroios do município.

“É importante ressaltar que o controle e prevenção dos mosquitos da dengue e borrachudo só é possível se todos colaborarem. O combate não pode parar”, alerta Sirlene. Mais informações ou solicitações de visitas pelo telefone 3751-3400 ramais 2210 ou 2213, no setor de Vigilância Sanitária.

Como evitar a proliferação do mosquito da dengue

- Não deixe acumular água em pneus velhos, fure-os ou os mantenha em local seco e coberto, protegido da chuva.

- Mantenha as caixas d’água bem fechadas. Coloque também uma tela no ladrão das mesmas.

- Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa.

- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.

- Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.

- Mantenha bem tampado toneis e barris d’água.

- Remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.

- Lave toda a semana com escova e sabão os tambores que armazenam água.

- Não deixe água da chuva acumular sobre a laje.

- Bromélia: usar água tratada com água sanitária a 2,5% (40 gotas por litro de água) para regar bromélias, duas vezes por semana.

- Cemitérios são áreas de risco de dengue, evite água parada em pratinhos de vasos.

Borrachudo

- Não jogue lixo na água.

- Limpe córregos e rios, retirando entulhos, folhas e galhos onde as larvas se abrigam.

- Evite o lançamento de dejetos orgânicos nos córregos e mantenha as áreas de criação de animais longe desses locais.

- Preserve e recupere a mata ciliar para evitar dispersão dos insetos para outras áreas e garantir a preservação de pássaros e insetos que se alimentam dos borrachudos.

- Mantenha a água dos córregos povoada com cascudos. Esse peixe atua no controle biológico dos borrachudos.

Foto: Eliane A. Fachinetto

Data de publicação: 15/02/2011