A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente adquiriu recentemente quatro aparelhos de raios X para os consultórios dentários dos postos de saúde. Além dos aparelhos foram adquiridas câmaras escuras e aventais de chumbo para proteção. O valor investido é de R$ 25 mil, com recursos próprios da secretaria.

Inicialmente, dois aparelhos estão em funcionamento, um no Programa de Saúde da Família (PSF) Faterco e outro no Posto Central. Os outros dois serão utilizados nos postos de saúde de Jacarezinho e Planalto, assim que os mesmos entrarem em funcionamento.

O secretário da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, salienta que o investimento vai melhorar o atendimento na área da saúde bucal, oferecendo mais segurança e rapidez no diagnóstico. Para o cirurgião-dentista André Luiz Giongo, “os novos aparelhos qualificam o atendimento, através de um diagnóstico preciso e rápido, sem a necessidade de encaminhamento a outros profissionais”.

Deves ressalta que, desde 2009, o programa de saúde bucal passou a ser oferecido nos postos de saúde. Atualmente, o município conta com três dentistas e equipe de apoio. Com a abertura das novas unidades básicas de saúde de Jacarezinho e Planalto, serão contratados mais dois profissionais.

Data de publicação: 09/02/2011