O prefeito Paulo Costi assinou recentemente o termo de cessão de uso de um desfribilador para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A representante da 16ª Coordenadoria de Saúde do Estado, Letícia Werle, compareceu nas dependências do Centro Administrativo para formalizar a outorga do aparelho.

O equipamento é uma concessão do Governo do Estado, sob a coordenação e financiamento do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa), ao SAMU. O consórcio engloba 42 municípios da Região dos Vales e viabiliza melhorias no sistema de saúde.

“O desfribilador irá qualificar o atendimento de urgência e emergência, podendo ser determinante no salvamento de vidas”, comemora o secretário da Saúde Marino Deves. O aparelho será utilizado em caso de acidentes, queimaduras, paradas cardíacas e acidentes cardiovasculares.

Além do desfibrilador, também foi concedido o uso de um oxímetro, que mede a quantidade de oxigênio no sangue do paciente. A região conta atualmente com uma UTI Móvel em Lajeado e seis ambulâncias de suporte básico, sediadas em Encantado, Estrela, Lajeado, Barros Cassal, Teutônia e Arvorezinha.

Em Encantado, a SAMU funcionará no Posto de Vacinas e contará com um condutor e um técnico de enfermagem capacitados. A SAMU de Encantado deverá entrar em funcionamento no mês de fevereiro.

Data de publicação: 04/01/2011