A Administração Municipal inaugurou hoje (27) o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), junto ao Centro Administrativo. O CRAS é uma unidade pública responsável pela organização e oferta de serviços socioassistenciais, com acesso à rede de proteção social às famílias da comunidade em situação de vulnerabilidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, funcionários e usuários do CRAS. A implantação da unidade teve início em junho deste ano.

De acordo com a Secretária da Assistência Social, Valéria de Castro Caldas, “o CRAS não se limita a um programa apenas, ele integra várias ações como o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), o acompanhamento das famílias do Programa Bolsa Família, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e dos Benefícios Eventuais, além de outras inúmeras atividades, interligadas com a rede de proteção social do município”. “É um espaço que reafirma a importância da família e da comunidade na construção da autonomia e da segurança individual”, complementa.

A equipe de atendimento do CRAS é formada por duas assistentes sociais, duas psicólogas, atendente, professores de artesanato e de informática, serviços gerais, entre outros prestadores de serviços.

Para o prefeito Paulo Costi, “esse foi um momento importante para a área da Assistência Social no município”. “Temos a certeza de que as pessoas que aqui buscam os serviços, encontram soluções e um bom atendimento”, garante. O vice-prefeito José Calvi desejou sucesso e muitas realizações no andamento dos trabalhos do CRAS.

Exemplo de usuária
Um dos exemplos de usuária do CRAS é Simone Ewald, moradora do Bairro Nova Morada. Ela participa de diversos cursos e atividades, como artesanato, manicure e é benficiária do Bolsa Família. Ela revela que “o centro oferece diversas oportunidades de serviços e aprendizado, de maneira igualitária, e o aproveitamento depende de cada pessoa”. Ela cuida de quatro filhos sozinha e garante que aproveita os cursos para aprender novos ofícios e gerar renda para a família. “Agora com o CRAS o atendimento está completo, temos vários serviços num mesmo local”, comemora.

Em 2010, o CRAS ofereceu diversos cursos aos grupos de mulheres, gestantes, adolescentes e idosos.

Homenagem
O CRAS de Encantado homenageia Valdir de Souza, uma figura carismática que por muito tempo foi atendido e acompanhado pela Assistência Social do município. “Dinheirinho”, como era popularmente conhecido, nasceu no dia 2 de janeiro de 1961 e faleceu no dia 17 de março de 2006, aos 45 anos, vítima de insuficiência respiratória. Foi “adotado” por muitas pessoas da comunidade que se afeiçoaram a ele pela sua irreverência e vivacidade. “Valdir de Souza hoje faz parte do folclore do município e sua memória simboliza a Assistência Social que trabalha em prol de uma melhor qualidade de vida a todos”, justifica Valéria.

Data de publicação: 27/12/2010