A 1ª Semana Municipal do Voluntariado, realizada de 5 a 11 de dezembro, conta com a adesão de todas as escolas municipais, que incentivam os alunos para a prática de ações voluntárias nos próprios educandários e nos bairros em que vivem. Diversas atividades estão sendo voltadas para a preservação do meio ambiente e para o embelezamento do local de convívio, por exemplo.

Os trabalhos realizados foram sugeridos pelos próprios alunos. Para a secretária municipal da Educação e Cultura, Roseli Mottin Soares, “envolver a comunidade em ações voluntárias é garantir a formação de cidadãos conscientes e capazes de contribuir para a construção de um mundo mais humano, menos excludente, justo e solidário, que buscamos”.

Ações realizadas pelas escolas

Escola Municipal de Educação Infantil Imigrante – Produção de biscoitos natalinos e visita a um idoso parceiro da escola.
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente – Recolhimento de lixo no pátio da escola e arredores. Recolhimento de lixo no campo do Vila Moça e arredores da pista de skate no Parque Multiesportivo. Um grupo de pais realizou lavagem de calçadas, toldo e pintaram do muro da escola.
Escola Municipal de Educação Infantil Santa Clara – Recolhimento e entrega de alimentos não-perecíveis ao Projeto Raio de Luz.

Escola Municipal de Educação Infantil Lago Azul – Caminhada pelas ruas do bairro, juntando lixo das calçadas. Plantio de flores no pátio da escola.

Escola Municipal de Educação Infantil Lajeadinho – Arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos e doação para os índios que estão nas margens da RS 130.

Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado – Plantio de araucárias no Parque Municipal João Batista Marchese e casas vizinhas. Coleta de óleo usado nas famílias para ser utilizado na fabricação de sabão pelo CMEE. Recolhimento de notas fiscais para ajudar a Escola Estadual Jardim do Trabalhador no projeto “A nota é minha”. Plantio de flores nos canteiros da escola. Embelezamento e colocação de alevinos na lagoa do parque.

Escola Municipal de Educação Infantil Planalto – Recolhimento de lixo na praça próxima da escola.

Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de La Salle – Arrecadação de notas fiscais que serão doadas para a Escola Estadual Jardim do Trabalhador, para participar do Programa Solidariedade do Governo Federal, que reverte recursos para a escola.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves – Recolhimento de lixo nos arredores da escola, concerto de livros da biblioteca.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha – Confecção de jogos pedagógicos para serem utilizados pela escola, limpeza da brinquelândia e ornamentação de Natal na escola.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista Castoldi – Homenagem a Maria Fiorinda Castoldi, a Dona Teresa como é carinhosamente chamada pelos alunos, que é voluntária da escola desde 2009 e atua na biblioteca. Mutirão para reativar a cancha de areia para atividades de atletismo, no turno inverso ao das aulas.

Centro Municipal de Educação Encantado – Limpeza do pátio da escola e compromisso de realizar ações, fora do horário de aula, no local em que vivem.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto XV – Limpeza do pátio da escola e arredores e organização das salas de aula.

Data de publicação: 09/12/2010