A 1ª Semana Municipal do Voluntariado, que será realizada de 5 a 11 de dezembro, contará com a participação da comunidade em diversas ações. A Administração Municipal incentiva e apoia as iniciativas de diferentes setores organizados. A semana foi criada através de lei municipal, instituída em dezembro do ano passado, com base no projeto do então vereador Sander Bertozzi (PP) e atualmente secretário municipal da Agricultura.

O objetivo é estimular a participação da sociedade em trabalhos voluntários. Para o domingo, dia 5, e no sábado dia 11, as comunidades de São José, Lago Azul e Jardim da Fonte se organizam para realizar melhorias em locais públicos como praças e ruas. Segunda-feira, dia 6, funcionários da prefeitura e voluntários realizam atividades no parque multiesportivo (caminhódromo), fora do horário de expediente, com a construção de novos brinquedos e equipamentos para prática esportiva. Durante toda a semana, as escolas municipais estão se organizando para fazer trabalhos voltados à divulgação e incentivo ao trabalho voluntário.

Na quinta-feira, dia 9, às 19h15min, diretores da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) farão uma palestra gratuita para alunos da Educação de Jovens e Adultos, com o tema Organização das Finanças Pessoais.

Bertozzi, que está à frente da programação, faz um convite para que a comunidade esteja engajada com as causas voluntárias. “Nosso objetivo é incentivar a população a desempenhar atividades voltadas para a comunidade, dedicar parte de seu tempo, conhecimento e experiência em prol do bem comum”, explica. Ele complementa que “o trabalho voluntário é uma doação e cada um contribui como pode”.

As pessoas, comunidades, escolas ou entidades que realizarem trabalhos voluntários nessa semana podem registrar as ações e entrar em contato com a prefeitura para enviar suas fotos.

Data de publicação: 02/12/2010