O olhar atento dos estudantes durante as palestras sobre gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS revela o interesse pelo tema.

O olhar atento dos estudantes durante as palestras sobre gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS revela o interesse pelo tema. Essa semana, equipes da Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente e do Hospital Beneficente Santa Teresinha realizam uma série de palestras em escolas das três redes de ensino do município. O objetivo é conscientizar sobre os riscos de uma gravidez na adolescência e formas de contaminação pelo HIV.

De acordo com o secretário da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, “saúde pública inclui também ações de prevenção”. “Estamos muito satisfeitos com o interesse e atenção dos jovens durante as explicações, e isso revela a importância dada a esse assunto na escola e no convívio entre amigos”, comenta.

A diretora do Colégio Mario Quintana, Ana Fausta Borghetti, considera que “embora as escolas incluam esse tema em seus currículos, a visita de profissionais da saúde é muito importante pela experiência que eles repassam aos alunos”. “Quanto mais informação, melhor”, conclui. A estudante Patrícia Tietze (15) revela que “a oportunidade foi muito boa para conhecer mais sobre o tema”.

A parceria entre a secretaria e hospital terá continuidade no dia 1º de dezembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate ao HIV. Alunos, professores e profissionais da saúde realizarão uma caminhada pelas ruas do Centro, a partir das 8h, desde o Centro Administrativo até o hospital. As agentes comunitárias de saúde também distribuirão preservativos, material explicativo sobre as doenças e uma fita vermelha, símbolo da data.

No mesmo dia, às 19h30min, os profissionais da área da saúde participam de uma palestra com a enfermeira do Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Estrela, Maria de Lourdes Werrmann, no auditório do Centro de Diagnóstico por Imagem do HBST.

Data de publicação: 24/11/2010

Compartilhe!