O vice-prefeito José Calvi e o secretário municipal da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, estiveram em Brasília recentemente para cumprir agenda de visitas a gabinetes de senadores e deputados, além dos ministérios do Turismo, da Saúde, do Esporte e na Defesa Civil. Diversos pedidos de recursos, que beneficiam diferentes áreas do município, foram encaminhados.

No gabinete do senador Sérgio Zambiasi (PTB), Calvi protocolou um pedido de R$ 2 milhões para a Rota do Desenvolvimento. A obra consiste na construção de novas galerias de esgoto e água pluvial, abertura de ruas e pavimentação asfáltica, desde a avenida Padre Anchieta, passando pela empresa Fontana S.A., seguindo pela rua Coronel Sobral até a Cosuel. O projeto da obra está sendo cadastrado no Ministério das Cidades. Calvi garante que “o apoio do senador Zambiasi será decisivo para a conquista deste grande empreendimento para Encantado”. A nova rota desviará o tráfego pesado do Centro e é uma das grandes reivindicações do setor empresarial.

No Ministério da Saúde, Deves solicitou junto ao Departamento de Atenção Básica a construção de duas Unidades Básicas de Saúde – postos de saúde – através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As unidades são para o Bairro Navegantes e Bairro Lambari, próximo ao posto da Faterco, que atualmente funciona em prédio alugado.

Pedidos encaminhados

- Senador Paulo Paim (PT) – R$ 350 mil – Conclusão do Centro Regional de Reabilitação Motora.

- Deputada federal Manuela D Ávila (PC do B) – R$ 500 mil – Fechamento das quadras esportivas do Parque Municipal João Batista Marchese, com a confirmação de inclusão do pedido no orçamento de seu gabinete.

- Deputado federal Luis Carlos Busato (PTB) – R$ 1 milhão – Sendo R$ 400 mil para recapeamento asfáltico e melhorias na Avenida Padre Anchieta e R$ 600 mil para pavimentação asfáltica da Estrada dos Imigrantes, desde o trevo do Imec até a subida para a Lagoa da Garibaldi.

- Deputado federal Renato Molling (PP) – R$ 300 mil – Asfaltamento da Avenida Julio de Castilhos, desde a Rua Coronel Sobral até a Guerino Lucca, até a Cosuel. Pedido de R$ 200 mil no OGU 2011, para aquisição de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde – postos de saúde.

- Deputado federal Marco Maia (PT) – Agradecimento pelo empenho do deputado no credenciamento do CAPS e solicitação de emenda parlamentar de R$ 350 mil para construção de prédio próprio para o CAPS.

- Deputado federal Enio Bacci (PDT) – R$ 200 mil – Confirmação de emenda requerida pelo vereador Everaldo Delazeri (PDT).

- Deputado federal Nelson Proença (PPS) – R$ 100 mil – Confirmação de emenda parlamentar para equipar os postos de saúde, requerida pelo vereador Arno Bagatini (PP).

- Deputado federal José Otávio Germano (PP) – R$ 100 mil – Confirmação de emenda parlamentar para o OGU 2011, conquistada pela suplente de vereador Lúcia Moresco (PP), para a Associação Pró-Menor de Encantado (AME).

Data de publicação: 18/11/2010