De acordo com um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), sobre a situação da Educação Infantil no Rio Grande do Sul, Encantado ficou em 13º lugar entre os 496 municípios do estado. O ranking levou em conta o percentual de crianças atendidas na Educação Infantil. O estudo foi elaborado com base nos dados do Censo Escolar 2009 e IBGE, e comparados às metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que pelo menos 50% das crianças de até três anos tenham acesso às creches e 80% das de quatro e cinco anos sejam atendidas pela pré-escola.

Encantado possui 887 crianças de zero a cinco anos matriculadas na Educação Infantil, o que corresponde a 69,35% da população de 1.279 crianças nesta faixa etária. Em relação à meta do PNE, Encantado atingiu 52,77% para atendimento de crianças de até três anos e 98,28% para atendimento de crianças de quatro e cinco anos.

A colocação entre os primeiros municípios no estado e no Vale do Taquari foi comemorada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e pelo prefeito Paulo Costi. “Esse percentual revela o quanto temos investido em Educação e nossa preocupação com um atendimento de qualidade”, comenta Costi.

Mais vagas
Em 2008, havia 513 crianças de zero a cinco anos matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI). Com as ampliações, reformas e melhorias realizadas nas escolas, em 2009 e neste ano, foram criadas mais 158 vagas, totalizando 671 crianças matriculadas nas EMEIs.

Qualidade no atendimento
O bom desempenho da Educação Infantil no município não é apenas revelado pelos números. Desde 2009, a Smec tem investido na ampliação dos berçários, aquisição de novos equipamentos e utensílios, como colchões, edredons, travesseiros, berços, carrinhos, cadeiras de refeição, além de eletrodomésticos para qualificar o atendimento. Novos livros, material pedagógico e brinquedos também foram adquiridos, além da criação de novas bibliotecas. As EMEIs também desenvolvem projetos pedagógicos, com ênfase na formação da criança e desenvolvimento de habilidades.

Data de publicação: 21/10/2010