O prefeito Paulo Costi participou quarta-feira (8) da sessão da Câmara de Vereadores para solicitar uma possível redução no Orçamento do Legislativo para 2011. Atualmente, a Câmara de Vereadores detém 7% do orçamento do município, o que equivale a cerca de R$ 1,6 milhão. Ele apresentou justificativas e entregou um documento para oficializar o pedido.

Entre os argumentos apresentados pelo prefeito, as despesas que o município terá no próximo ano com a construção, adequação e manutenção de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) no Bairro Lago Azul e a abertura do Posto de Saúde do Bairro Planalto, além de compromissos assumidos como auxílios a empresas, pagamento do financiamento do asfalto das Ruas Monsenhor Scalabrini e João Sana, pagamento de precatórios, manutenção do Corpo de Bombeiros, da Casa de Passagem e CAPS, entre outros.

Outra justificativa é o investimento que vem sendo feito na área da saúde, acima da obrigação legal. Em 2009, foram aplicados 22% do orçamento, quando o mínimo exigido é de 15%. “Esses investimentos acima do obrigatório representam uma redução na capacidade de investimento do município”, argumenta.

Costi considera que “em havendo um entendimento com o Poder Legislativo, com a redução de seu orçamento, estaremos minimizando as dificuldades e poderemos atender ainda melhor a comunidade”. “Tenho a convicção de que haverá um entendimento”, garante.

O vereador Osvaldo Delazeri (PTB) cumprimentou o prefeito por apresentar informações e solicitar uma readequação na peça orçamentária do Legislativo. “É obrigação dos legisladores unir esforços para reverter esse quadro de estagnação no crescimento de Encantado”, comenta. No mesmo clima de paz, o vereador Ivanor Daltoé (PP) afirmou que fará sua parte para concretizar esse entendimento.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento 2011 serão entregues para apreciação do Legislativo até o final de setembro.

Data de publicação: 09/09/2010