A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente iniciou os atendimentos do projeto Saúde da Mulher Trabalhadora, quarta-feira (4), com as funcionárias Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda (Cosuel).

A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente iniciou os atendimentos do projeto Saúde da Mulher Trabalhadora, quarta-feira (4), com as funcionárias Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda (Cosuel). Em dois dias, foram atendidas 64 mulheres, que realizaram exames gratuitos de mama e pré-câncer. Nos casos que apresentaram alterações visíveis, a equipe fez o encaminhamento para consulta com médico especialista. Os procedimentos foram realizados em parceria com o Rotary Club, que cedeu a Unidade Médica. A mesma foi instalada no pátio da empresa.

De acordo com o enfermeiro coordenador do projeto Marcelo Antonio Abreu, a iniciativa contou com grande aceitação por parte das empresas e das trabalhadoras. A industriária Adriana Fachini Ferla (35) considerou importante o projeto. “Dessa forma podemos cuidar da saúde sem precisar perder horas de trabalho”, avalia. Para a supervisora do Setor de Pessoal da Cosuel, Sandra Simonis Lucca, “a empresa é parceira deste tipo de ação, que previne doenças e, consequentemente, oferece mais qualidade de vida”.

O secretário da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, explica que a iniciativa faz parte da política da Administração Municipal de facilitar o acesso e estimular a prevenção de doenças, através do oferecimento de serviços de saúde nas comunidades e agora nas empresas. “O Brasil vem apresentando altos índices de incidência de câncer de colo de útero e a melhor maneira de prevenir a doença é através de exames”, argumenta.
Na próxima semana serão beneficiadas as funcionárias das empresas Fontana S.A, Vini Lady e Coopen.

Data de publicação: 05/08/2010

Compartilhe!