Um grupo de 40 agricultores, associados a cooperativas, está tendo a oportunidade de aprender a utilizar o computador e a Internet, através do projeto Cooperativista Digital Rural. A realização é da Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco) e Ocergs/Sescoop, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura. Durante o mês de agosto, duas turmas participam do curso, uma no Telecentro junto à Casa de Cultura e a outra na Escola Municipal Batista Castoldi, bairro Palmas.

O curso está dividido em quatro módulos – Informação Digital, Comunicação Digital, Redação e Interpretação na Web e Educação Cooperativa – totalizando 24 horas. Os professores são Eduardo Borges, Admir Lorenzon e Andréa Pretto Conzatti. De acordo com Borges, “os alunos estão perdendo o medo do computador e buscando informações na Internet sobre sua prática diária”. Entre as atividades desenvolvidas está a utilização de sistemas operacionais e a comunicação através de e-mails e demais ferramentas da Web.

O agricultor Odacir Nonemacher (57), morador da Barra do Coqueiro, enfatiza que “atualmente não saber utilizar o computador é como não saber ler e escrever em épocas passadas”. Ele possui computador conectado à Internet em casa, mas até então quem utiliza são os filhos. “Procurei fazer o curso porque quero aprender a me comunicar mais através da Internet. É preciso aproveitar oportunidades como essa”, garante.

Data de publicação: 05/08/2010