Na última segunda-feira, dia 19 de julho, iniciou o treinamento do Censo 2010.

Na última segunda-feira, dia 19 de julho, iniciou o treinamento do Censo 2010. Na região, 285 candidatos participam do treinamento até na sexta-feira.

Na última segunda-feira, dia 19 de julho, o IBGE iniciou em todo o Brasil o treinamento presencial dos recenseadores que irão percorrer os domicílios na coleta da dados do Censo 2010. Na região, área de jurisdição da Agência Regional do IBGE de Lajeado, são 285 candidatos que participam do treinamento até sexta-feira, dia 23 de julho.

No município de Encantado, participam do treinamento presencial 22 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado. O treinamento está sendo ministrado pelo ACM – Agente Censitário Municipal e ACS – Agentes Censitários Supervisores na Prefeitura Municipal de Encantado.

No sábado, dia 24 de julho, será realizado o teste final do treinamento, selecionando 272 pessoas na região que vão iniciar a coleta de dados do Censo 2010 nos 24 municípios da área de jurisdição da Agência do IBGE de Lajeado. Em Encantado, são 22 recenseadores que iniciarão a coleta de dados no dia 01 de agosto de 2010.

A metodologia utilizada no treinamento presencial foi desenvolvida pelo IBGE, utilizando diversos recursos instrucionais, destacando-se o uso das vídeos-aulas e simulações, garantindo a uniformidade na disseminação dos conceitos e procedimentos nas diversas etapas da cadeia de treinamentos.

Nas simulações os treinandos farão uso do computador de mão, permitindo que os candidatos a recenseador se familiarizem com a sua ferramenta de trabalho. Toda a coleta de dados do Censo 2010 será realizada através de computadores de mão, que garantem segurança, praticidade e maior velocidade na apuração e divulgação dos dados.

Os recenseadores estão identificados com colete, boné e crachá do Censo 2010. Também estão orientados a apresentar o documento de identidade junto com o crachá. A identidade dos recenseadores pode ser verificada através do telefone 0800-7218181 ou da internet na página www.censo2010.ibge.gov.br clicando no link “Conheça nossos recenseadores”.

Patrícia Vogel, coordenadora do Censo 2010 na subárea Arroio do Meio, salienta que “é fundamental que todos recebam bem os recenseadores”, assim como informem os dados solicitados corretamente. “ O Censo produz informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas nacional, estadual e municipal e para a tomada das mais variadas decisões de investimentos, sejam públicos ou privados”, exemplifica. Todos os dados coletados pelo IBGE são sigilosos, protegidos por lei federal.

Data de publicação: 22/07/2010