O prefeito Paulo Costi e o secretário de Desenvolvimento Roberto Turatti participaram recentemente de um café da manhã na Universidade Sebrae de Negócios (Usen), em Porto Alegre. Na ocasião, o superintendente do Sebrae/RS Marcelo Lopes, anunciou a instalação de 12 novos postos de atendimento ao empreendedor no Estado, entre eles o de Encantado. Atualmente, há 39 unidades no RS e previsão de encerrar o ano com mais 50.

Essas serão as primeiras unidades do Rio Grande do Sul a atuar em parceria com prefeituras e entidades representativas. “O objetivo é aumentar a capilaridade do Sebrae no Estado por meio de parcerias, em vez de instalarmos uma estrutura própria em cada município. Dessa forma, contamos com a força e o apoio de várias entidades e podemos canalizar nossos recursos para desenvolvimento de projetos e ações em benefício aos empreendedores gaúchos”, destaca Lopes.

O município de Encantado, juntamente com CDL e Aci-e, ficarão responsáveis por oferecer a estrutura física adequada, bem como a contratação de um agente para o atendimento do posto. Já o Sebrae/RS fica encarregado da estruturação do serviço, oferecendo metodologias e soluções e acesso aos sistemas.

“Estamos muito satisfeitos. Essa parceria vai ajudar o município a identificar e desenvolver setores potenciais da nossa economia”, comemora o prefeito Paulo Costi. Um dos critérios básicos de seleção é o município ter aprovada sua Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Em Encantado a lei foi aprovada em novembro de 2009.

A meta da entidade é inaugurar os novos pontos de atendimento até o final de outubro. Entre os dias 19 e 23 de julho, os profissionais, que já foram selecionados, passarão por uma capacitação ministrada pelo Sebrae/RS, que incluirá temas como Soluções Sebrae, Plano de Negócios, Papel e Responsabilidade do Agente de Atendimento e Diagnóstico.

Data de publicação: 15/07/2010