O terceiro turno no Posto de Atendimento Médico (SUS) e no Posto de Saúde do Centro (Vacinas), implantado desde quinta-feira (8) pela Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente, já conta com a aprovação da comunidade. O horário de expediente das equipes e médicos, inclusive com pediatra, é das 17h às 20h. Apenas nos quatro primeiros dias, foram atendidas 39 crianças de zero a 12 anos no Posto do SUS. Os adultos com problemas respiratórios e idosos estão sendo atendidos preferencialmente no Posto de Saúde do Centro.

O médico André Agnoletto considera o terceiro turno fundamental para suprir a demanda extra, causada pelas baixas temperaturas nesta época do ano. Para a pediatra Melina Pinto Feldens, “o terceiro turno é uma oportunidade de prevenir as complicações das doenças respiratórias em crianças, frequentes no inverno, pois possibilita aos pais o fácil acesso ao pediatra”.

A iniciativa foi recebida com satisfação pela comunidade. O industriário Adair Luzzi e a esposa Inês aproveitaram o horário depois do trabalho para levar as filhas Aline (12) e Vanessa (2) para consultar com a pediatra. “Esse horário é muito bom para quem trabalha, ainda mais quando contamos com pediatra”, comenta Luzzi. Quem também aproveitou o horário estendido do expediente foi a senhora Teresinha Capelari (77). Acompanhada pela nora, ela comenta que se surpreendeu e gostou da iniciativa. “O atendimento é rápido e facilita para os familiares que nos acompanham”, avalia.
O secretário municipal da Saúde e Meio Ambiente, Marino Deves, explica que a implantação do terceiro turno ocorreu devido ao aumento no número de pessoas que procuram atendimento médico nesta época do ano, principalmente crianças. “Essa iniciativa visa diminuir a procura por este tipo de serviço no plantão do hospital e reduzir o número de internações hospitalares por complicações de doenças respiratórias”, argumenta.

Terceiro turno

Posto do SUS – 17h às 20h – segunda a sexta-feira