O prefeito Paulo Costi e o secretário da Saúde e Meio Ambiente Marino Deves estiveram em Porto Alegre, segunda-feira (21), para receber uma ambulância do projeto Salvar SAMU. Os veículos foram entregues em solenidade realizada em Porto Alegre, que contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; da governadora do RS, Yeda Crusius; e da titular da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), Arita Bergmann. Conforme determinação da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), no Vale do Taquari as microrregiões contempladas são Lajeado (dois), Teutônia (um), Taquari (um), Encantado (um), Arvorezinha (um) e Estrela (um). Ao todo, no estado foram 117 unidades.

O secretário Marino Deves explica que em janeiro deste ano o município aderiu ao programa. “Este é um projeto federal, o Salvar Samu, que abrangerá praticamente todo o território do RS. A ambulância foi comprada pelo governo federal e agora os municípios da microrregião estão se organizando quanto ao sistema de implantação, o fluxo e as informações à população sobre seu funcionamento”. Encantado foi contemplado com a SAMU porque é referência em saúde na região alta do Vale do Taquari. Os critérios para a escolha dos municípios foram estabelecidos pelos governos estadual e federal, levando em consideração as estruturas hospitalar e médica dos municípios e localização geográfica.

A Administração Municipal já elaborou projeto, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consisa), para a manutenção da ambulância. A compra da SAMU foi de responsabilidade do governo federal, entretanto ainda são necessários mais equipamentos. A manutenção da Samu, assim como da UTI Móvel que foi para Lajeado, será divida na proporção de 50% com recursos federais, 25% estaduais e 25% dos municípios que integram a microrregião.

A unidade básica de saúde, que atenderá pelo número 192, será utilizada para atendimentos de emergência em domicílios, acidentes de trânsito e de trabalho. O funcionamento e a organização dos trabalhos ainda serão divulgados pela Secretaria da Saúde.

Data de publicação: 24/06/2010