A noite do Dia dos Namorados foi marcada por um brinde da comissão organizadora da Suinofest 2010 e do público. Os participantes celebraram o amor. Já os promotores do evento comemoraram o recorde de público em uma só noite – mais de duas mil pessoas. A festa gastronômica, realizada nos dias 4, 5, 6 , 11, 12 e 13 de junho no ginásio do Parque Municipal João Batista Marchese, também registrou público superior aos dos anos anteriores, com o total de 8,5 mil pessoas. Caravanas de diversas cidades gaúchas estiveram presentes.

Somente do principal prato do evento, a carne suína, foram consumidos 2,8 mil quilos. Outros destaques foram os 11 mil risoles de carne suína, 1,3 mil quilos de polenta, 5,6 mil litros de bebidas, 12 mil sorvetes e 450 quilos de salame e copa. Para o diretor gastronômico da Suinofest 2010, Thiago Fachinetto, “a grandiosidade da festa não está apenas nos números, mas na qualidade dos produtos serviços e no bom atendimento da equipe”.

A Suinofest 2010 manteve as noites temáticas, como a Sexta Jovem e a Noite do Espumante e acrescentou um novo item no cardápio – o risoles de carne suína – que foi muito procurado. No sábado ao meio-dia, a programação foi especial para os grupos da terceira idade. Mais de 400 idosos do município participaram, e animaram, a festa. O casal, Arnildo Rodrigues da Silva (67) e Tere Rossi (66), aproveitou para dançar e se deliciar com os pratos oferecidos. Eles estiveram pela primeira vez no evento.

A promoção da Suinofest é da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), com apoio da Administração Municipal de Encantado e parceria da Lume produções. O presidente da entidade, Marciano Fontana, considera que as expectativas foram superadas e que “a Aci-e cumpre dessa forma seu papel de contribuir para o desenvolvimento turístico e econômico de Encantado”.

Um evento completo

Além do salão gastronômico, foram oferecidos ao público diversos shows, feira comercial, industrial, serviços e agronegócios, mostra de pequenos animais, globo da morte, parque de diversões, entre outros atrativos, com entrada gratuita. A Administração Municipal assumiu compromisso com a comissão organizadora do evento para a realização de diversas melhorias no parque e os shows e atrações na área externa. Os recursos foram conquistados através da emenda do deputado federal Renato Molling (PP) e para os seminários técnicos, com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O prefeito Paulo Costi garante que “o parque precisa se adequar aos grandes eventos nele realizados e por isso a prefeitura está investindo em melhorias”.

Eventos técnicos

Diversas reuniões e seminários foram realizados durante a Suinofest 2010. O presidente do evento, Julio Medeiros, explica que atualmente a Suinofest é um evento que agrega gastronomia de qualidade, eventos técnicos sobre a cadeia produtiva de suínos, feiras e atrativos turísticos. “O sucesso desse evento é resultado do trabalho de equipe, da diversidade de atrações e do público que atendeu ao nosso convite”, garante Medeiros. Da mesma forma, Costi conceitua a Suinofest como uma referência em suinocultura.

Fotos: Eliane A. Fachinetto e Juremir Versetti

Data de publicação: 14/06/2010