A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente e a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde promoveram hoje a II Conferência Regional de Saúde Mental, com o tema "Saúde Mental: direito e compromisso de todos – consolidar avanços e enfrentar desafios". O....

A Secretaria Municipal da Saúde e Meio Ambiente e a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde promoveram hoje a II Conferência Regional de Saúde Mental, com o tema "Saúde Mental: direito e compromisso de todos –consolidar avanços e enfrentar desafios". O evento ocorreu no Auditório Itália do Centro Administrativo, durante todo o dia, e contou com a participação de cerca de 400 pessoas. Estiveram representados 33 municípios da região, entre trabalhadores secretários, gestores e usuários de serviços de saúde.

Conforme a comissão organizadora, o evento alcançou seus objetivos, na medida em que debateu temas relevantes para o campo da saúde mental, propôs avanços no cuidado destas pessoas e caminhos para incluir, nesta tarefa, diferentes setores da sociedade – moradia, trabalho e renda, educação, cultura, entre outros aspectos.

Na parte da manhã, foram debatidos três eixos temáticos, com palestras sobre Saúde Mental e Políticas de Estado; Consolidação da Rede de Atenção Psicossocial e Fortalecimento dos Movimentos Sociais; e Direitos Humanos e Cidadania como Desafio Ético e Intersetorial. Na parte da tarde ocorreu a divisão dos participantes em grupos de trabalho e após a plenária de votação das propostas e escolha dos delegados para representar a região na 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial, que se realizará em maio na cidade de São Lourenço do Sul.

De acordo com as psicólogas Angelice Graff e Gianine Sandri, na conferência "ficou reafirmada a vontade da comunidade regional de prestar um cuidado integral aos portadores de sofrimento psíquico e usuários de álcool e outras drogas, junto à comunidade e às suas famílias".

Data de publicação: 15/04/2010