O Programa SESI Cozinha Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu essa semana cursos gratuitos de preparação de alimentos. Participaram 130 pessoas, entre cozinheiras de escolas e comunidadeem geral. Oobjetivo foi ensinar receitas nutritivas e econômicas, através do aproveitamento integral dos alimentos e sem desperdícios.

Os cursos ocorreram na Unidade Móvel do SESI, adaptada como cozinha experimental pedagógica, instalada no terreno ao lado da Casa de Cultura. Os participantes dividiram-se em quatro turmas, nos turnos manhã, tarde e noite, e receberam certificado e kit com material didático.

O objetivo do programa Cozinha Brasil é que cada participante seja um multiplicador, levando informações a seu grupo de convivência e promovendo a mudança de hábitos alimentares. Entre os assuntos abordados pelas nutricionistas que ministraram os cursos estão o aproveitamento integral do alimento, higiene pessoal e formas de higienizar os alimentos, maneiras de congelar e descongelar sem perder nutrientes, noções de educação alimentar, microbiologia e elaboração de lista de compras evitando desperdício e valorizando a renda.

O encerramento das atividades foi marcado com uma confraternização de todos os grupos e degustação de pratos preparados durante as aulas.

Responsabilidade

A merendeira da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEI) Navegantes, Sonia Agnoletto (57), afirma que uma de suas responsabilidades é cuidar da alimentação das crianças. "Procuro sempre oferecer uma comida saudável e agora, com essas receitas, quero colocar em prática o aproveitamento de cascas e talos", comenta.

Multiplicadores

A dona de casa Elena Orsolin De Conto (58) conta que gostou muito do curso. "Aprendi receitas e a utilizar melhor os alimentos e a família já aprovou os novos pratos", relata. Ela garante que vai repassar as receitas aos familiares e amigos, para que mais pessoas possam aproveitar bem os alimentos. "Todo o grupo gostou muito e espero que esses cursos voltem para a nossa cidade", comemora.

Data de publicação: 15/04/2010