A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e a Univates realizaram hoje o lançamento oficial do Projeto Escolas Esportivas, no Ginásio de Esportes do Parque Municipal João Batista Marchese. O evento contou com a presença de autoridades, professores e alunos de todas as escolas do município. Encantado é um dos quatro municípios da região que foram contemplados com esse projeto esportivo/social pioneiro, realizado pela Univates em parceria com a Administração Municipal de Encantado.

O coordenador geral do projeto, professor Rodrigo Rother, da Univates, espera a adesão dos estudantes, uma vez que é uma oportunidade de praticar esportes e descobrir novos talentos. A secretária municipal de Educação e Cultura, Roseli Mottin Soares, destacou que "esta é uma oportunidade para os alunos dos 8 aos 15 anos das escolas das três redes de ensino se engajarem ao projeto, que visa desenvolver a formação esportiva, a saúde e a sociabilização das crianças e adolescentes do município".

Para motivar os alunos, a equipe de Voleibol feminino bicampeã estadual da Univates/Avates realizou uma partida de exibição. Na equipe, destaque para as atletas Carla Reginato, Paula Mohr e Nayara Araújo, que foram convocadas pela Seleção Brasileira, até 16 anos, para disputar o Campeonato Sulamericano Infantojuvenil, em agosto no Peru.

A parceria entre Smec e Univates tem como objetivo a formação de escolas esportivas nas modalidades voleibol feminino e basquetebol masculino, envolvendo alunos do Ensino Fundamental de todas as escolas do município. As aulas serão semanais, nos turnos manhã e tarde, para atender os alunos no turno inverso ao da escola.

As inscrições gratuitas podem ser feitas no CMD, no Centro Administrativo. Informações pelo telefone 3751-3400, ramal 2209.

Adesão

A jovem Andressa Ramos (15), estudante da 7ª série da Escola Municipal Batista Castoldi, manifestou interesse em participar do projeto após assistir ao jogo amistoso. "Quero participar, pois acho o voleibol interessante", garante. Ela afirma que pratica o esporte na escola, mas pretende aprender mais, com a instrução dos profissionais da Univates.

Objetivos do programa

- Proporcionar para as crianças atendidas uma atividade física saudável, supervisionada por profissionais capacitados pelo curso de Educação Física da Univates.

- Valorizar e difundir as modalidades voleibol feminino e basquetebol masculino, onde a Univates tem equipes de competição que se destacam no cenário nacional.

- Descobrir novos talentos para o esporte.

- Afastar os jovens das drogas e problemas sociais.

Data de publicação: 07/04/2010